24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Senador Nelsinho Trad promove reunião preparatória para Cúpula da Amazônia e, durante encontro, defende os interesses do Pantanal de MS

Publicado em 27/04/2023 Editoria: Brasil sem comentários Comente! Imprimir


Senador Nelsinho Trad promove reunião preparatória para Cúpula da Amazônia e, durante encontro, defende os interesses do Pantanal de MS

Encontro entre parlamentares dos países que ocupam o território amazônico ocorre em Belém do Pará

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), como presidente do Parlamento Amazônico (Parlamaz), se torna a voz da Amazônia e defende os interesses também do Pantanal de Mato Grosso do Sul. O parlamentar, em parceria com o Governo do Pará e apoio da Fundação Internacional Caucuses de Conservação (ICCF, na sigla em inglês), promove nesta semana – hoje e amanhã-, em Belém do Pará, a reunião preparatória para a Cúpula da Amazônia. “O nosso país propôs um encontro entre os países cujos territórios fazem parte da Amazônia: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Esse evento será em agosto, em Belém, do Pará”, explica o senador Nelsinho Trad.

Em Reunião do Parlamaz, segundo o presidente, foram debatidos os passos para a realização da Cúpula que deverá contar com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). “Belém é a capital que representa as grandes convergências da Amazônia. Estamos esperando receber na cidade a cúpula dos países da Amazônia e torcendo para receber a COP 30”, destacou o senador Nelsinho Trad.

Na abertura do evento, estavam presentes o governador do Pará Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Tuma, o secretário de Meio Ambiente, Mauro O’ de Almeida, o embaixador do Ministério das Relações Exteriores, Antônio Ricarte, e parlamentares da Bolívia, Colômbia, Peru, Equador e Brasil. “O Parlamaz é a voz da Amazônia! Somos o Parlamento da Amazônia que busca a sua preservação. Nesse intuito, nos reunimos para discutir políticas públicas e a defesa da floresta que abriga inúmeras riquezas naturais e culturais. Defendo investimentos de todos para proteger o nosso maior patrimônio natural do mundo”, comentou o senador Nelsinho Trad.

Pantanal de MS

Durante o Painel de Experiências e Projetos do Estado do Pará, Amazônia Oriental e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, com os países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), o senador Nelsinho Trad questionou à coordenadora do Projeto de Capacitação e Monitoramentos de Florestas do Inpe se há previsão de iniciativas para preservação da região pantaneira. “Nós temos o Pantanal, bioma rico que tem os mesmos problemas da Amazônia, o que está sendo estudado para o meu Estado, Mato Grosso do Sul?”.

Em resposta, a coordenadora Alessandra Gomes revelou que é natural de Campo Grande (MS) e explicou o programa previsto para atender o Pantanal. “Temos monitoramento por satélite, Inpe, monitoramento dos cerrados. Nesse projeto do BNDES, contempla o nosso Estado, eu sou de Campo Grande”, disse.

Alessandra Gomes
Coordenadora do Projeto Capacitação e Monitoramento de Florestas por Satélite

 

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário