24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Senador Nelsinho Trad é escolhido novamente para presidir o Parlamento Amazônico

Publicado em 09/11/2022 Editoria: Brasil sem comentários Comente! Imprimir


Senador Nelsinho Trad é escolhido novamente para presidir o Parlamento Amazônico

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) foi reconduzido à presidência do Parlamento Amazônico (Parlamaz) por mais dois anos. Os parlamentares da Colômbia, Peru, Equador e Bolívia, que participaram nesta terça-feira (8) em Bogotá, na Colômbia, da segunda reunião presencial desde a reativação do grupo, destacaram esforços do parlamentar brasileiro pela reativação e institucionalização do colegiado. 

Essa organização que envolve oito países – Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela – com áreas na Amazônia, estava desativada há 10 anos. 

 

“Em maio, estivemos em Brasília, em uma sessão presencial e manifestamos que temos que nos unir, fortalecer esse trabalho de diferentes países, para salvar a Amazônia. Trabalhar articuladamente estratégias, projetos, cooperação internacional para salvar essa terra, esse tapete verde que é o pulmão do mundo. Quero ressaltar o trabalho do presidente, o senador Nelsinho Trad, pelo compromisso que teve com a reativação desse Parlamento e que, realmente, necessitamos fortalecer e teremos que, cada dia, fazer mais força, sermos mais contundentes. Que nessa assembleia presencial possamos dar esse apoio ao senador para que continue fortalecendo este Parlamaz”, ressaltou a senadora colombiana Yenica Acosta Infante,  eleita vice-presidente do Parlamento Amazônico por seu país. 

O deputado federal e ambientalista Rodrigo Agostinho (PSB/SP), foi eleito como secretário executivo do Parlamaz. “Vamos trabalhar pela institucionalização, criar um novo regimento com regras claras. Todos olham para Amazônia, este grande território. (…) Temos muito pela frente”, disse o deputado. 

Aclamado ao cargo, o senador Nelsinho Trad declarou a responsabilidade de assumir novamente a presidência do Parlamaz. “É muito bom que tenha diplomatas do Itamaraty aqui para poder presenciar esse momento. Que levem isso às outras chancelarias. Eu vou cobrar, insistentemente, a OTCA, porque eles fizeram esse compromisso conosco. E compromisso, uma vez feito, tem que ser cumprido. A gente sabe das circunstâncias políticas que estão se desenvolvendo dentro da OTCA”, disse.

Membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, a OTCA, participaram remotamente do encontro.

O presidente do Senado da Colômbia, Roy Barreras, também esteve na sessão, bem como embaixadores e organizações não-governamentais. Entre elas, a Coalizão Brasil Clima Florestas, Rewild, Rainforest Trust e a International Conservation Caucus Foundation (ICCF), que deu suporte para a realização do encontro na Colômbia.&8203;

 

 

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário