O senador recebeu a comenda no grau Grande Oficial, destinada a parlamentares e personalidades como ministros dos tribunais superiores, presidentes de tribunais regionais e conselheiros do Conselho Nacional de Justiça. A comenda foi entregue pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Emmanoel Pereira, e pelo ministro do TST Amaury Rodrigues Pinto Júnior.
A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT) é concedida anualmente em seis graus: Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. As indicações dos agraciados são feitas pelos ministros do TST e pelo Conselho da OMJT, que analisa os nomes indicados e define a lista anual.
O conselho é formado pela presidente e pelo vice-presidente do TST, pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, pelo ministro decano e por mais dois ministros indicados pelo Órgão Especial.
Desde a década de 1970, a comenda é concedida a instituições e personalidades que são exemplo para a coletividade, se destacam no exercício de suas profissões ou pelos serviços prestados à Justiça do Trabalho. Agracia, ainda, instituições civis e militares.
A comenda é entregue, tradicionalmente, no dia 11 de agosto de cada ano, dia da criação dos dois primeiros cursos jurídicos no Brasil.
Entre as personalidades homenageadas, estão ainda o presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, José Alberto Simonetti, o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. A instituição que recebeu a comenda este ano foi a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Trabalho pela sociedade
Durante a pandemia, o parlamentar atuou para o acesso global de vacinas e insumos de saúde, inclusão de grupos prioritários no planejamento do Ministério da Saúde – com o olhar voltado a categorias que não pararam de trabalhar em contato com o público – e atuou na regularização recente dos pagamentos a peritos judiciais em casos envolvendo o INSS.
O senador Nelsinho Trad teve ainda participação determinante como líder partidário em debates pela retomada da geração de emprego e renda diante da crise provocada pelo coronavírus e, na conquista mais recente, obteve o apoio do Senado para a aprovação do projeto que cria o programa de acompanhamento das pacientes com câncer de mama.