
As Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) já começaram a receber os alunos dos grupos 1, 2 e 3 – que são as crianças de 4 meses até 3 anos – da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande, semanalmente sem escalonamento. O atendimento continua parcial, ou seja, em apenas um dos períodos – matutino ou vespertino – de acordo com os critérios estabelecidos pelas unidades escolares e em atendimento às medidas de biossegurança como forma de evitar a disseminação da covid-19.
Os responsáveis que ainda não decidiram pelo retorno presencial dos alunos às aulas têm até o dia 30 de setembro para definir. O prazo vale para todas as etapas do ensino – até o 9° ano do ensino fundamental – oferecidas pela Reme. A partir do dia 1° de outubro o aluno irá concluir o ano letivo da forma como estiver – seja presencial de forma escalonada, ou remoto, fazendo as atividades em casa.O retorno presencial escalonado das aulas da Reme teve início no dia 26 de julho, após 16 meses de aulas remotas, nas 202 unidades escolares. Todo o processo de preparação e retorno foi elaborado levando em consideração a biossegurança necessária, entre as ações estava a vacinação dos trabalhadores da educação.
“Desde o início da preparação para o retorno presencial de forma escalonada, tivemos o cuidado de organizar a partir da entrada dos alunos, a permanência em sala de aula e também pensando na segurança de toda a comunidade escolar, familiares das nossas crianças e adolescentes, e ainda dos trabalhadores. E após a confirmação do retorno seguro, iniciamos uma próxima etapa, que é das aulas presenciais sem escalonamento. Levando em consideração o espaço físico e a quantidade de crianças na sala de aula e assim mantemos os cuidados de biossegurança”, afirmou a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes.
E desde o primeiro dia de retorno presencial escalonado das aulas da Reme os alunos já mostraram que estavam preparados e adaptados às regras de biossegurança nas escolas. Cada unidade escolar colocou em prática todas as ações para garantir segurança aos estudantes e demais envolvidos no processo de retomada. E mesmo após um mês da retomada, as regras continuam a ser cumpridas. O uso de máscara é obrigatório, além da aferição de temperatura, aplicação de álcool 70º nas mãos, e da intensificação das medidas de higiene e limpeza individual e dos espaços.
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)