24 Horas No Ar
Cotação
RSS

CE: Mar avança até 400 m, expulsa moradores e salga poços de água em Icapuí

Publicado em 28/01/2024 Editoria: Meio ambiente sem comentários Comente! Imprimir


CE: Mar avança até 400 m, expulsa moradores e salga poços de água em Icapuí

 

O avanço do mar e a erosão costeira está destruindo casas e estradas e salgando os poços de água doce que abastecem os moradores de Icapuí, no litoral nordeste do Ceará.

Segundo a prefeitura, ao menos seis praias do município sofreram um avanço entre 100 e 400 metros do mar neste século. Por isso, muitos moradores já foram expulsos, e destinos turísticos estão sendo "engolidos" pelo oceano.

O avanço do mar levou o município a decretar emergência seis vezes desde 2009.

A maré vem destruindo todas as nossas ações paliativas. Agora em janeiro, teve uma ressaca muito forte, de uma intensidade que a gente nunca tinha visto. Tive que mandar as pessoas que estavam hospedadas na minha casa saírem, com medo de ela cair. Não estou recebendo mais hóspedes; Carnaval e Semana Santa, tudo está cancelado.
Isael Santos, presidente da Associação dos Moradores da Peroba e dono de casa de aluguel para turistas

Praia de Peroba, uma das mais afetadas pela erosão em Icapuí (CE)
Praia de Peroba, uma das mais afetadas pela erosão em Icapuí (CE) Imagem: Prefeitura de Icapuí/Divulgação

90% dos poços têm excesso de sal

Segundo o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Icapuí, órgão municipal responsável pelo abastecimento e monitoramento da qualidade da água, 90% dos poços em operação tem concentração de sais acima do recomendado pela lei.

Marcelo Varandas, diretor do Saae, explica que a água do mar penetra na zona de água doce do aquífero que abastece a cidade.

Além disso, longos períodos de exploração de um reservatório subterrâneo e o uso de grandes vazões de abastecimento, associado a uma baixa taxa de recarga [devido ao baixo índice de chuvas] podem estar contribuindo significativamente para o aumento da concentração de cloretos e dos sólidos dissolvidos nas águas de abastecimento público.
Marcelo Varandas

Continua após a publicidade

O problema, diz, se agrava porque a população de Icapuí se concentra majoritariamente próxima à praia. "Em função disso, a maioria dos poços está relativamente perto do mar."

Laudos revelam indícios de que a entrada de sal pode estar contribuindo para a redução gradativa na qualidade das águas de abastecimento, "sobretudo pelo elevado nível de cloretos", diz Varandas.

Para reduzir os impactos, o órgão tenta desinfetar os poços usando cloro e buscar água direto da fonte para abastecer as casas.

Poço perfurado para tentar achar água mais limpa em Icapuí (CE)
Poço perfurado para tentar achar água mais limpa em Icapuí (CE) Imagem: Prefeitura de Icapuí/Divulgação

Maré destrói acesso à praia de Peroba

Segundo o Coordenador Municipal da Defesa Civil de Icapuí, Daniel Oliveira, o avanço do mar varia de 100 a 400 metros no município. São seis praias afetadas:

Continua após a publicidade
  • Barreiras de Cima
  • Barreiras da Sereia
  • Redonda
  • Barrinha
  • Quitéria
  • Peroba
Faixa de areia foi engolida pelo avanço do mar na praia de Peroba, em Icapuí (CE)
Faixa de areia foi engolida pelo avanço do mar na praia de Peroba, em Icapuí (CE) Imagem: Arquivo pessoal

Tivemos muitos problemas de destruição de estradas, casas, prédios públicos e remoção de afetados para áreas seguras. O avanço ao longo dos anos foi bem acentuado.
Daniel Oliveira, da Defesa Civil de Icapuí

Nos lugares mais afetados, muros de contenção têm freado o processo erosivo, diz Oliveira.

O órgão aponta que aproximadamente 20 imóveis estão sob risco.

Destruição gerada pelo avanço do mar em Icapuí (CE)
Destruição gerada pelo avanço do mar em Icapuí (CE) Imagem: Arquivo pessoal

Mas a prefeitura não conseguiu implementar nenhuma iniciativa capaz de segurar a força do mar em Peroba, destino popular entre turistas e uma das praias mais atingidas, relata Oliveira.

Continua após a publicidade

A praia da Peroba teve um prejuízo enorme com relação ao turismo, porque a principal via de acesso foi destruída. Não existe mais acesso, nem onde colocar transporte. Só vai se for a pé, descendo por uma escada.
Daniel Oliveira

Se uma pessoa passar mal, tiver algum problema de saúde, por exemplo, será difícil chegar até lá e recolhê-la, levar a um hospital.
Daniel Oliveira

O prejuízo à comunidade local também inclui os serviços básicos, como de limpeza, que não estão sendo realizados, segundo a Defesa Civil.


sem comentários

Deixe o seu comentário