No ano passado, o mercado para pets nacional registrou um crescimento de 27% no faturamento, em comparação ao ano anterior, e fechou o ano com um total de 51,7 bilhões de reais segundo dados do Instituto Pet Brasil divulgados em março.
Já na moda, a marca brasileira de vestidos para noivas Atelieria Bridal & Wedding, há pouco mais de um ano decidiu investir em acessórios para pets, que costumam participar das cerimônias.
As irmãs e fundadoras da marca, as designers de moda Karen e Xu Tognato, comentam que é bem comum a entrada dos mascotes no altar. “Eles são tratados como membros da família, praticamente filhos de quatro patas. Então, a pedido de uma noiva, customizamos à mão uma coleira de couro off-white com flores de seda pura e rendas bordadas combinando com o vestido”, comentam as estilistas.
Cada vez mais os animais também são escolhidos para levarem as alianças até o altar. “Os acessórios e os trajes de pets são feitos sob medida, assim como os vestidos das noivas. Assim conseguimos adequar o perfil da noiva com o acessório do pet e também com o vestido do grande dia, como cores, temática ou diferentes costuras”, afirmam as irmãs.
Na espanhola Zara, casacos impermeáveis e acolchoados e pochetes são alguns dos itens disponíveis para os animais de estimação e que ornam com as roupas dos donos. Os preços são parecidos, enquanto para os pets um casaco custa 229 reais, para os humanos a mesma peça custa a partir de 339 reais.
Porém, é possível desembolsar ainda mais em acessórios para os pets. Dentre os itens de grifes como Louis Vuitton, há uma coleira de couro com o logo da marca por 1.760 reais e uma bolsa para transporte de cachorro por 19.300 reais.
No final do ano passado, a Moschino também apresentou sua primeira linha para pets, com 14 roupas incluindo jaqueta de couro, por 605 dólares, moletons por 165 dólares e coleiras a partir de 260 dólares.
Além das roupas e acessórios para casa, itens tecnológicos para os animais também estão em alta no mercado. Empresas como a Sure PetCare desenvolvem gadgets para entender o comportamento dos pets, como o Animo, um monitor de comportamento e rastreador de atividades vitalício para cães. O dispositivo, ao ser aplicado na coleira do animal, analisa os dados de movimento do cão 24 horas por dia, com o intuito de fornecer informações personalizadas como queima calórica, qualidade do sono, aumento de latidos e coceiras.
Outro item da marca é o SureFeed Connect, um comedouro com balanças integradas que armazenam dados para auxiliar no monitoramento de peso.
Se engana quem acha que as gerações millennial e Z estão entre as que mais buscam objetos para os animais de estimação, pois são os baby boomers, com idades 57 e 75 anos que mais consomem os produtos.
Fonte: exame.com
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)