Após criar a inédita Subsecretaria do Bem-Estar Animal em Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), candidato à reeleição, tem projeto para melhorar ainda mais o atendimento aos animais de estimação. O Plano de Governo de Marquinhos, com 55 metas, tem um cuidado especial com a saúde, acolhimento, segurança e bem-estar dos animais.
Para assegurar o atendimento veterinário acessível e de qualidade, Marquinhos vai implantar a primeira Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPA-Vet) de Campo Grande.
“Os animais são como filhos para muitas pessoas e queremos dar um tratamento digno a eles. Uma maneira de retribuir o amor que nos dão diariamente”, declarou Marquinhos.
Dentre as propostas de Marquinhos está prevista a criação de um Centro de Triagem para atender cães e gatos vítimas de maus-tratos. Através de parcerias será possível garantir a reabilitação e reintegração dos animais à sociedade. O município irá contar ainda com um canal direto com a Patrulha Ambiental, da Guarda Civil Metropolitana (GCM), para atendimento à denúncias relacionadas a maus-tratos.
Pensando nas ONGs e protetores independentes que já realizam o trabalho de cuidados aos animais em situação vulnerável, Marquinhos vai implantar um programa de apoio para as entidades e os protetores cadastrados no Conselho Municipal de Bem-estar Animal (COMBEA).
“Pretendemos criar um programa de controle populacional focado no bem-estar dos animais domésticos de pequeno porte. A ideia é ampliar serviço de castração de felinos já existente e instituir o serviço para cães, em parceria com clínicas particulares”, disse o prefeito.
O Programa Animal Comunitário dará suporte a animais de rua. Eles receberão microchipagem, vacina e castração. Isso acontecerá com os casos de gatos, que vivem em terrenos baldios, por exemplo. Eles terão suporte para que continuem livres, mas vacinados e cuidados, desde que tenham um tutor responsável, por meio de um cadastro de protetores.
Nos últimos três anos e dez meses diversas iniciativas voltadas à saúde e bem-estar animal foram desenvolvidas no município de Campo Grande.
Marquinhos instituiu o Conselho e Fórum Municipal do Bem-Estar Animal e criou a Subsecretaria do Bem-Estar Animal, com o objetivo de formular políticas públicas municipais e coordenar ações visando assegurar meios de liberdade e qualidade de vida aos cerca de 170 mil cães e 40 mil gatos que vivem, atualmente, na Capital.
Na gestão de Marquinhos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ganhou um novo Centro Cirúrgico para castração, melhor estruturado e equipado, o que possibilitou a ampliação do número de procedimentos em felinos, passando de 200 para 600 animais castrados mês.
O agendamento passou a ser feito através de um sistema on-line, considerado o primeiro sistema institucional a prestar este serviço à população e protetores da causa animal, acabando com as longas filas e espera nas ligações telefônicas.
O número de feiras e participação do CCZ em eventos visando a adoção de animais foi ampliado na gestão de Marquinhos Trad. Milhares de cães e gatos ganharam novos lares através destas iniciativas.
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)