Comitiva do TJMS visita TJRS para conhecer modelo premiado de gestão em saúde

Publicado em 26/11/2025 Editoria: Mato Grosso Do Sul

Comitiva do TJMS visita TJRS para conhecer modelo premiado de gestão em saúde

Uma comitiva do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, liderada pelo juiz José Henrique Kaster, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Saúde (Cejusc/Saúde), esteve no Rio Grande do Sul no início da semana passada para conhecer a Unidade Remota de Cumprimento e Apoio Especializada em Saúde Pública (URCA-SAÚDE), uma iniciativa inovadora do Poder Judiciário gaúcho voltada para a assessoria remota em demandas de saúde pública. 

 

O grupo foi recebido na sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) por representantes do Comitê Estadual da Saúde do RS e participou de uma reunião com a desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, coordenadora do Comitê, e com a juíza-corregedora Nadja Mara Zanella, coordenadora do projeto Urca-Saúde. Acompanhadas de servidores, as magistradas detalharam o funcionamento da unidade, criada em 2022. 

 

Durante a visita, o juiz José Henrique Kaster destacou a relevância da Urca-Saúde para a gestão da saúde pública e elogiou a estrutura do TJRS. “O TJRS está na vanguarda em matéria de saúde, com uma estrutura específica, especializada e preparada para lidar com esse tema complexo”, avaliou o magistrado, que esteve acompanhado pela servidora do Cejusc-Saúde, Natalia Romero.

 

“A integração entre diversos entes federativos, como Estados, municípios e secretarias de saúde, é um diferencial importante que qualifica não apenas a demanda judicial, mas também a própria decisão judicial”, acrescentou Kaster, ressaltando a importância da plataforma de dados utilizada para aumentar a qualidade das soluções apresentadas. 

Kaster fez questão de destacar que a proposta em questão busca aprimorar a prestação jurisdicional por meio da integração de dados entre o Judiciário e os entes federativos. Juízes de diversas comarcas, com o auxílio de um grupo especializado de assessores, já contam com o Banco de Dados dos entes da federação, que permite a consulta a informações detalhadas sobre estoque de medicamentos, disponibilidade de vagas em hospitais, prontuários e planos de tratamento de pacientes.  

 

De acordo com o magistrado, este acesso a dados integrados permite uma análise mais precisa e qualificada das demandas judiciais, contribuindo para evitar decisões baseadas em informações incompletas ou infundadas.  

Durante a visita, o juiz Kaster e a servidora Natalia Romero também apresentaram o Cejusc-Saúde, destacando os serviços disponibilizados pela plataforma virtual e os procedimentos pré-processuais oferecidos ao cidadão. Eles demonstraram o aplicativo criado pelo Tribunal para facilitar o acesso aos serviços de conciliação, uma solução tecnológica que, na visão do juiz, garante maior eficiência e transparência ao processo, possibilita respostas mais assertivas às necessidades dos cidadãos e contribuiu para que os índices de acordo nas demandas de saúde em MS permanecem acima da média nacional.

A visita institucional contou com o apoio do coordenador do Comitê Estadual de Saúde do TJMS, desembargador Nélio Stábile, e do coordenador-geral do Nupemec e da Justiça Restaurativa, desembargador José Ale Ahmad Netto, que atuaram para viabilizar a agenda e fortalecer a cooperação entre os tribunais. 

 

A desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, do TJRS, ressaltou que a Urca-Saúde já foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como uma prática imprescindível para a agilidade e eficácia no cumprimento das decisões judiciais relacionadas à saúde. 

 

"A iniciativa tem mostrado resultados significativos, com números expressivos, e serve de referência para outros tribunais", completou a magistrada. A troca de experiências entre os tribunais é vista como uma oportunidade para aprimorar ainda mais o atendimento às demandas de saúde da população. 

 

Saiba mais – Criada em 2022, a Urca-Saúde foi premiada com o Prêmio Impacto Social na primeira edição do Prêmio CNJ de Inovação do Poder Judiciário, em 2024. A unidade oferece assessoria remota especializada aos Juizados Especiais da Fazenda Pública, com o objetivo de elaborar minutas jurídicas em até 24 horas. 

 

Além de acelerar a resolução de demandas urgentes, a iniciativa contribui para a redução da judicialização de questões de saúde que poderiam ser solucionadas de forma administrativa. Para isso, utiliza sistemas avançados, que permitem uma análise rápida e eficiente dos casos, otimizando a tomada de decisões. 

Fonte: tjms.jus.br

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)