Sandra Artioli é empossada como desembargadora do TJMS

Publicado em 05/11/2025 Editoria: Mato Grosso Do Sul

Sandra Artioli é empossada como desembargadora do TJMS

Com a presença de colegas da magistratura, familiares e amigos, a magistrada Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli tomou posse na manhã desta quarta-feira, dia 5 de novembro, como desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. O ato administrativo foi realizado no gabinete da Presidência do Tribunal. A magistrada, que atua há 33 anos no Judiciário estadual, foi promovida ontem (4) em sessão do Tribunal Pleno.

 

Em seu discurso, a desembargadora externou sua gratidão e senso de responsabilidade ao assumir o cargo. Com uma trajetória marcada pelo espírito conciliador, a recém-empossada afirmou que é com esse espírito de estar “buscando sempre compreender as nuances dos conflitos humanos e promover o diálogo como o caminho mais justo e eficaz para a solução das lides” que conduzirá sua trajetória agora no Tribunal.

 

A magistrada também mencionou sua eleição ao cargo com base na Resolução nº 609/2024 do TJMS, nos termos da Resolução nº 507/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A recente mudança instituiu uma política de equidade de gênero para acesso aos tribunais de segundo grau, na qual concorreu em lista composta apenas por mulheres. “Esta medida visa corrigir uma disparidade histórica, em que nós, mulheres, somos maioria na população, mas minoria nos espaços de poder”.

 

Sandra Artioli afirmou ainda que veio para somar “aos nobres desembargadores que aqui já exercem suas funções com brilhantismo e para contribuir na manutenção de um ambiente de harmonia, respeito e cooperação”.

 

O presidente do Tribunal de Justiça, Des. Dorival Renato Pavan, enalteceu o talento da colega magistrada. “A Sandra é reconhecidamente uma juíza de enorme valor, de talento, e hoje tem o coroamento de sua linda trajetória na magistratura de Mato Grosso do Sul, com essa posse no cargo de desembargadora por merecimento”.

 

O ato contou com a presença de esposo, filhos e netos da magistrada e demais familiares e amigos; do vice-presidente do TJMS, Des. Eduardo Machado Rocha; do corregedor-geral de Justiça, Des. Ruy Celso Barbosa Florence; dos juízes auxiliares da Presidência Joseliza Alessandra Vanzela Turine, Thiago Nagasawa Tanaka e Eduardo Eugênio Siravegna Junior; do defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini; do procurador-geral adjunto da PGE-MS, Márcio André Batista de Arruda; além de colegas desembargadores, juízes e demais autoridades.

 

Trajetória – Nascida em Cáceres (MT), Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli ingressou no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul em 1986 como servidora e, após cursar a Escola da Magistratura, foi empossada juíza em 3 de setembro de 1992.

 

Foi a primeira mulher titular da comarca de Costa Rica, em 1994, atuou em Miranda e, em 2001, foi promovida para a 5ª Vara do Juizado Especial de Campo Grande, instalada na UCDB, onde também passou a lecionar. Em 2018, acompanhou a transferência da vara para o Centro Integrado de Justiça (Cijus), do qual foi diretora por quatro anos.

 

Com ampla atuação nas Turmas Recursais e no Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, tomou posse em 2023 como juíza-membro do TRE-MS, assumindo também a direção da Escola Judiciária Eleitoral, além de presidir as Comissões de Acessibilidade e Inclusão e de Enfrentamento ao Assédio Sexual e Moral. Desde 30 de outubro de 2024, atuava como juíza convocada junto aos órgãos julgadores do TJMS.

Fonte: tjms.jus.br

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)