Academias Estaduais de Letras buscam abrir portas e popularizar literatura e cultura

Publicado em 22/10/2025 Editoria: Cultura

Academias Estaduais de 

Letras buscam abrir portas 

e popularizar literatura e cultura

 
 
Das 27 Academias Estaduais de Letras do Brasil – oficiais e federativas, incluindo o Distrito Federal –, 25 estarão presentes no Congresso Brasileiro de 2025, que será realizado de 23 a 26 de outubro, em João Pessoa (PB). O evento promoverá o diálogo entre as diversas regiões do país, buscando caminhos para fortalecer a união nacional em prol do incentivo à leitura e à cultura, além de consolidar o Fórum Brasileiro das Academias Estaduais de Letras, solidificado nos últimos dois anos e que tem a significativa sigla Fale BR!
 
“A literatura precisa de marketing para se tornar cada vez mais formadora de leitores e do pensamento crítico, permitindo que a população tenha propriedade no poder de falar”, afirmou o presidente do Fale BR!, Henrique de Medeiros, da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, ao destacar a crescente necessidade das Academias integrarem o intelectual ao popular, abrindo portas para o público em acesso gratuito a ações literoculturais.
 
A Diretoria Central do Fórum conta com representantes das Academias Paulista, Paranaense e Rio-Grandense. O vice-presidente, Antonio Penteado Mendonça, da Academia Paulista de Letras, enfatiza a alta representatividade do encontro, que reúne quase todos os Estados brasileiros: “É uma base fantástica de incentivo e capilaridade cultural, permitindo a realização de projetos cada vez mais relevantes para a educação e a literatura em âmbito nacional”.
 
Durante o Congresso, serão debatidos temas como a troca de e-books entre as Academias, visando disponibilizar gratuitamente livros de todo o país em seus respectivos sites; o compromisso das Academias com o combate a qualquer tipo de discriminação, de modo geral; o estímulo, nas redes de ensino, à leitura de autores e obras produzidas nos Estados; concursos nacionais de literatura, entre outros assuntos.
 
O presidente da Academia Paraibana de Letras, Severino Ramalho, informou que as atividades acontecerão em João Pessoa, no Centro Cultural São Francisco, na Academia Paraibana de Letras e no Centro Histórico. A programação inclui debates, painéis, palestras, exposições, lançamentos de livros e, ao final, a elaboração da Carta da Paraíba do Fórum Brasileiro das Academias Estaduais de Letras.
 
 
(assessoria FALE BR!, 22out25)

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)