O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e a TV Educativa de MS (TVE-MS) formalizaram nesta terça-feira, dia 21 de outubro, uma parceria institucional com a proposta de criar um espaço colaborativo para a produção de conteúdo audiovisual informativo, educativo e institucional. A iniciativa visa aproximar o Judiciário da população por meio da veiculação de programas de interesse público com alcance em todo o Estado.
A parceria contempla a instalação de um estúdio nas dependências da TVE-MS, que contará com apoio técnico e logístico da equipe da Secretaria de Comunicação do TJMS. Para isso, o Tribunal cederá equipamentos audiovisuais, computadores e mobiliário em desuso, além de um veículo utilitário para suporte às produções. Em contrapartida, a TVE disponibilizará uma tarde por semana para gravações e transmitirá os programas em sua grade oficial, com edição e pós-produção feitas por sua equipe técnica.
Entre os objetivos da iniciativa está o fortalecimento da imagem do TJMS como uma instituição transparente, acessível e conectada à sociedade. O projeto prevê a criação de programas dinâmicos, com linguagem acessível e ênfase em temas como cidadania, prestação de serviços e acesso à Justiça.
Além disso, a parceria também busca modernizar a estrutura operacional da TVE-MS, que hoje enfrenta limitações para a produção audiovisual. Para o presidente do TJMS, Des. Dorival Renato Pavan, a cooperação “representa uma iniciativa inovadora, voltada ao fortalecimento da comunicação pública e à ampliação do alcance de conteúdos de interesse social e educativo”.
“O Tribunal identificou a possibilidade de dar um novo destino a equipamentos que, embora substituídos por novas tecnologias, continuam em perfeito funcionamento. Desta forma, vamos contribuir para que a TVE amplie sua capacidade de trabalho, com câmeras e computadores que ajudarão a emissora a seguir avançando em sua missão de informar e educar a população sul-mato-grossense”, disse o presidente após a entrega dos equipamentos.
O diretor-presidente da TV Educativa, Orlando Braz Loureiro Junior, destacou a iniciativa como fundamental para o fortalecimento da comunicação pública no Estado. Segundo ele, a união entre a TVE e o Tribunal de Justiça é uma oportunidade única de levar informações relevantes e de qualidade à população, contribuindo para a construção de uma sociedade mais informada e participativa.
“Com absoluta certeza, essa colaboração vai gerar um impacto positivo para a sociedade, ampliando o acesso a informações relevantes e ao conteúdo educativo, pois resultará na produção de conteúdos editoriais, boletins, entrevistas e programas que beneficiarão diretamente a população por meio da prestação de serviços”, disse o diretor da TVE.
“Estamos dando um passo importante para fortalecer estruturalmente a TVE, para que ela alcance a relevância esperada por toda a sociedade. Queremos construir uma emissora cada vez mais relevante, que gere impacto, repercussão e seja útil para quem nos consome — seja o contribuinte, o eleitor, nossos telespectadores, ouvintes e internautas”, completou.
A parceria, oficializada pelo Acordo de Cooperação Técnica nº 03.049/2025, terá duração inicial de dois anos, podendo ser renovada pelo mesmo período, e garantirá visibilidade ao TJMS por meio da inserção de sua identidade visual nos estúdios, programas e veículos utilizados.
Fonte: tjms.jus.br
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)