Lula está em Roma desde domingo para participar de Fórum Ricardo Stuckert / PR - 03.10.2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta segunda-feira (13), que a fome é inimiga da democracia e que “um país soberano é um país capaz de alimentar o seu povo”. A declaração foi feita durante discurso no Fórum Mundial da Alimentação 2025, em Roma, na Itália, onde Lula está desde domingo.
“Um país soberano é um país capaz de alimentar o seu povo. A fome é inimiga da democracia e do pleno exercício da cidadania, por isso, é preciso superá-la por meio de ações governamentais, mas só será possível agir se houver meios”, disse.
Lula cobrou ainda a ampliação do financiamento ao desenvolvimento, redução dos custos de empréstimos, o aperfeiçoamento dos sistemas tributários e o alívio a dívida dos países mais pobres.
“Não basta produzir, é preciso distribuir. Poucas iniciativas contribuiriam tanto para a segurança alimentar e nutricional quanto uma reforma da arquitetura financeira nacional que direcionasse recursos para quem mais precisa. A América Latina e o Caribe vive o paradoxo de ser o celeiro do mundo e conviver com a fome. A África atravessa crescimento econômico, ao mesmo tempo que registra aumento preocupante dos níveis de insegurança alimentar”, citou.
Fonte: noticias.r7.com
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)