O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, durante coletiva no Salão Oval da Casa Branca nesta segunda-feira (6), que considera o presidente Luiz Inácio Lula da Silva um “bom homem”. Nesta manhã, os dois líderes conversaram por telefone por cerca de 30 minutos.
“Tive uma ótima conversa com o presidente do Brasil, que é um bom homem. Na verdade, eu o conheci nas Nações Unidas. Eu estava indo fazer um discurso e não tinha um teleprompter. Eu estava caminhando até meu teleprompter e disse: ‘Você sabe, eu não tenho um teleprompter’, mas pouco antes disso eu me encontrei com o presidente Lula e o achei muito bom. Quer dizer, nós tivemos uma conversa muito boa por cerca de dois minutos e então eu fui fazer o discurso”, contou o americano.
Trump também afirmou que os presidentes “gostaram um do outro” e que passarão a fazer negócios. Questionado sobre viajar ao Brasil para a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que será realizada em Belém (PA) no próximo mês, o americano afirmou: “Em algum momento, eu iria. E ele vai vir aqui. Nós conversamos sobre isso”.
Durante o dia, Lula também se pronunciou sobre o diálogo. O presidente brasileiro afirmou que planeja uma agenda presencial com o republicano em breve.
“Sugeri a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia; reiterei o convite a Trump para participar da COP30, em Belém; e também me dispus a viajar aos Estados Unidos”, escreveu Lula nas redes sociais.
Fonte: noticias.r7.com
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)