Senador Nelsinho Trad celebra assinatura do acordo Mercosul–EFTA: “Vitória também da diplomacia parlamentar”
Presidente da Comissão de Relações Exteriores atuou em grande parte das etapas e destaca impacto do tratado para o agro e a indústria de MS
Com a assinatura do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a EFTA marcada para hoje, no Rio de Janeiro, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) celebrou o desfecho das negociações e relembrou a ação parlamentar para destravar os impasses finais.
A declaração foi feita durante agenda do parlamentar em Montevidéu, onde participa das atividades do Parlamento do Mercosul (Parlasul). Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado e ex-presidente da representação brasileira no Parlasul, o senador sul-mato-grossense acompanhou de perto o processo que levou à conclusão do tratado — o terceiro firmado pelo Mercosul desde 2023, após os acordos com Singapura e com a União Europeia.
“Recebi delegações da Suíça e da Noruega, conduzi reuniões técnicas e participei diretamente de discussões sobre propriedade intelectual, patentes de medicamentos e acesso a mercados. O acordo fortalece as exportações e a competitividade brasileira. Seguiremos acompanhando a ratificação nos Parlamentos nacionais para garantir que os benefícios negociados cheguem ao campo, à indústria e ao comércio”, afirmou o senador.
O tratado prevê acesso livre ou com tarifas reduzidas para quase 99% das exportações brasileiras, com impacto direto em setores como carne, soja, celulose e etanol — produtos estratégicos para Mato Grosso do Sul. A área abrangida alcança cerca de 300 milhões de consumidores e um PIB superior a US$ 4,3 trilhões.
&128204; Linha do tempo: a atuação do senador Nelsinho Trad pelo acordo
Maio de 2023 – o parlamentar recebeu delegação liderada pelo presidente da Assembleia Federal da Suíça, Martin Candinas, no Senado. Discutiram a sustentabilidade na Amazônia e a importância de concluir o acordo Mercosul–EFTA.
Julho de 2023 – Reuniões com mais parlamentares suíços, como Hans Peter Portmann e Marco Chiesa, onde foi reforçado o papel de Mato Grosso do Sul no comércio com o bloco europeu, com destaque para carne e etanol.
Março de 2024 – o senador Nelsinho Trad liderou diálogo entre membros do Parlasul e da EFTA no Senado. Debateram pontos como regras de origem, acesso ao mercado europeu e proteção de patentes.
Maio de 2025 – Na presidência da Comissão de Relações Exteriores, o senador sul-mato-grossense recebeu a secretária de Estado da Suíça, Helene Budliger, e o embaixador Pietro Lazzeri. O principal impasse, sobre patentes de medicamentos, foi discutido em detalhes.
Julho de 2025 – Em Buenos Aires, Mercosul e EFTA anunciaram oficialmente a conclusão do acordo. Durante sessão da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o senador Nelsinho Trad celebrou o resultado e lembrou sua atuação ao longo das negociações.
“É mais mercado, mais investimento, mais emprego. É política externa que chega na vida real de quem trabalha, empreende e produz no Brasil”, resumiu.
A assinatura formal será feita no Brasil, sob a presidência pro tempore brasileira do Mercosul. A etapa seguinte será a ratificação pelos Parlamentos nacionais.
Fonte: nelsinhotrad.com.br
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)