Em Japorã, Carreta da Justiça bate recorde de atendimentos e ações abertas

Publicado em 20/08/2025 Editoria: Mato Grosso Do Sul

Em Japorã, Carreta da Justiça bate recorde de atendimentos e ações abertas

Em sua passagem por Japorã, nos dias 18 e 19, a Carreta da Justiça, unidade móvel do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, alcançou o maior número de atendimentos e ações abertas em uma única cidade neste ano de 2025: foram mais de 620 pessoas assistidas e 104 processos iniciados em dois dias de trabalho intensivo.  

Sob a coordenação do juiz Roberto Ferreira Filho, a equipe de servidores da Carreta ofereceu diversos serviços jurídicos essenciais de forma gratuita à população local, resultando em 94 reconhecimentos de união estável e sua conversão em casamento e 10 divórcios.  

Além disso, houve 173 atendimentos, como consultas, informações sobre processos em andamento e orientações gerais. A ação também contou com a presença da Defensoria Pública, que atendeu 52 pessoas.  

O número de demandas e de pessoas beneficiadas evidenciam o compromisso do Poder Judiciário em oferecer uma justiça acessível e de qualidade a toda a população. 

 

Saiba mais - A Carreta da Justiça funciona com uma unidade móvel adaptada e tem jurisdição em todo o Estado para atender especialmente as comarcas não efetivamente instaladas (municípios), distritos e povoados, assim como atuar em mutirões processuais.  

O objetivo da iniciativa é levar o Judiciário a áreas distantes dos grandes centros urbanos, que muitas vezes não possuem fóruns, garantindo o acesso da população a direitos essenciais. 

 

A unidade possui competência para julgar ações cíveis, criminais e de juizados especiais durante suas viagens, com serviços sem custos para os cidadãos, como orientações jurídicas, acordos sobre pensão alimentícia, cobrança, guarda de filhos, divórcio, reconhecimento de união estável e paternidade, entre outros. 

 

Próxima parada - Nos dias 21 e 22 de agosto, a Carreta estará no município de Juti. Para mais informações sobre os serviços e a programação da Carreta da Justiça.
 
Fonte: tjms.jus.br

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)