Deputado Lidio Lopes critica concessão da BR-163 e fala sobre eleições 2026 na Massa FM
Publicado em 01/07/2025
Editoria: Mato Grosso Do Sul
Deputado Lidio Lopes critica concessão da BR-163 e fala sobre eleições 2026 na Massa FM
Parlamentar aborda infraestrutura, planos políticos e desafios de Campo Grande e do MS em entrevista.
O deputado estadual Lidio Lopes esteve na manhã desta terça-feira, 1º de julho de 2025, nos estúdios da Rádio Massa FM 93,7 (antiga CBN), para uma entrevista no programa Microfone Aberto. Durante a conversa, o parlamentar abordou seus principais desafios no mandato, a situação da infraestrutura em Mato Grosso do Sul, a polêmica da BR-163 e seus planos políticos para 2026.
Em seu quarto mandato como deputado estadual, Lidio Lopes destacou suas principais bandeiras de atuação: defesa da criança e do adolescente, princípios cristãos e assistência social. O deputado mencionou um princípio de vida herdado de seu pai: "na vida você sempre tem que estar com as mãos estendidas para ajudar alguém, porque um dia elas podem estar estendidas precisando de ajuda e você vai encontrar alguém que vai estender as mãos para te ajudar". Ele preside comissões em defesa da assistência social, tanto na Assembleia Legislativa quanto em nível nacional, direcionando suas emendas parlamentares para apoiar entidades e secretarias da área.
Ao analisar o cenário atual de Mato Grosso do Sul, Lidio Lopes observou que o estado sofre reflexos das dificuldades econômicas nacionais, em um efeito cascata que impacta as gestões locais. Ele destacou que a pauta do governo estadual tem sido a estabilidade econômica. As principais demandas que chegam ao seu gabinete são nas áreas de saúde e infraestrutura. O deputado enfatizou a necessidade de melhorar as estradas do estado, que, apesar de Mato Grosso do Sul ser considerado pujante, ainda carecem de uma melhorias na infraestrutura, com poucas vias duplicadas em comparação a outros grandes estados brasileiros.
Um dos pontos centrais da entrevista foi a situação da BR-163, Lidio Lopes classificou a concessão da rodovia como um problema, explicando que a empresa CCR (agora Motiva) não cumpriu as metas de duplicação. Ele lembrou que, dos 847 quilômetros da rodovia em Mato Grosso do Sul, apenas 10% foram duplicados para a instalação dos pedágios. Após cinco anos, a duplicação não avançou significativamente, e mesmo com a suspensão da concessão, a cobrança de pedágios continuou, gerando uma arrecadação bilionária sem o investimento prometido. Com a nova repactuação, apenas 236 quilômetros serão duplicados, e outros trechos terão terceira via, o que, segundo o deputado, deixa Mato Grosso do Sul aquém do necessário e contribui para o alto índice de acidentes.
Sobre seu futuro político, Lidio Lopes informou que está sem partido desde que o Patriota, sigla da qual fez parte, não atingiu a cláusula de barreira e se fundiu com o PTB, formando o PRD. Ele aguarda o cenário das federações para definir a melhor sigla para disputar as eleições de 2026.
Lidio Lopes encerrou a entrevista agradecendo a oportunidade de falar aos ouvintes da Massa FM e reforçando a importância da união de esforços para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, destacando que a força conjunta leva a resultados vitoriosos para a população.
Fonte: da redação
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)