Comissão de frente é 1º critério de desempate no Carnaval do Rio; veja

Publicado em 05/03/2025 Editoria: Cultura

Comissão de frente é 1º critério de desempate no Carnaval do Rio; veja

O modelo de julgamento teve novidades para este ano. A principal tem a ver com os módulos de jurados. Até 2024, eram três deles. Agora, são quatro: um para cada avaliador dos nove quesitos. Eles ficam nos setores 3, 6, 9 e 10.

Vale lembrar que este é o primeiro Carnaval dividido em três noites de desfiles. Em vez de seis escolas em dois dias, agora foram quatro cortejos em cada uma das madrugadas de Sapucaí.

Como as escolas de samba param para se apresentar em cada cabine, foi preciso adaptar a evolução para a exibição extra. A mudança influência diretamente outros quesitos, como harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente e bateria.

Outra alteração importante foi o fim da nota comparativa. Antes, os jurados faziam anotações ao longo das madrugadas, mas somente registravam as notas após a apresentação da última agremiação. Havia um entendimento de que esse método favorecia as escolas que encerravam o Carnaval — a segunda noite, historicamente, tem mais campeonatos do que o domingo. Agora, a pontuação de cada escola é registrada após o término do desfile.

Ao final, as quantias são somadas e a última escola será rebaixada para Série Ouro no Carnaval 2026. A apuração do Carnaval carioca começa na tarde de hoje (5), por volta das 16h.

Fonte: wol.com.br

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)