Juizado do Torcedor e Grandes Eventos atuará na 2ª Corrida dos Poderes

Publicado em 22/10/2024 Editoria: Mato Grosso Do Sul

Juizado do Torcedor e Grandes Eventos atuará na 2ª Corrida dos Poderes

Lançado oficialmente em maio deste ano pela atual administração do TJMS, presidida pelo desembargador Sérgio Fernandes Martins, o Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos estará presente na 2ª Corrida dos Poderes, que acontecerá no Parque dos Poderes no dia 28 de outubro para celebrar o Dia do Servidor Público. O evento terá 3.500 participantes nas provas de 5 km e 10 km, além de 200 crianças na prova infantil. O número total de inscritos representa um aumento de 48% em relação à edição do ano passado.

 

Em meio à euforia que envolve grandes eventos esportivos com aglomeração de pessoas, a garantia da segurança e do bem-estar de todos se torna uma prioridade. Para isso, o Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul desempenha um papel fundamental, atuando de maneira rápida e eficiente na resolução de conflitos que possam surgir.

 

Desde questões relacionadas à violência até problemas envolvendo direitos do consumidor, o Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos é uma ferramenta essencial para assegurar que as leis sejam cumpridas de forma ágil em eventos de grande dimensão e que tenham uma aglomeração razoável de pessoas.

 

Durante todo o evento, uma equipe de servidores do TJMS ficará à disposição do público em uma tenda instalada próximo ao prédio da Assembleia Legislativa, com toda a estrutura necessária para lidar com delitos menores, com penas de até dois anos, além de solucionar questões cíveis e de consumo.

 

A tenda do Juizado Especial contará com um conciliador, profissional que atua na resolução de conflitos de forma pacífica e consensual a partir do diálogo entre as partes envolvidas. No local também estarão presentes representantes da Defensoria Pública e do Ministério Público, além de frotas da Polícia Civil e da Polícia Militar. Ao todo, são esperadas aproximadamente 8 mil pessoas no evento, entre servidores estaduais, familiares e público em geral.

 

Além disso, a presença da estrutura do Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos estabelece uma função preventiva, pois a participação de todas as instituições essenciais ao funcionamento da justiça coíbe a eventual prática de algum delito, além de passar ao público a segurança de que, se algo ocorrer, a estrutura está no local para suporte imediato.

 

Atendimento humanizado – Caso os participantes precisem de um atendimento mais reservado, a Van dos Juizados Especiais estará disponível para garantir a privacidade do acolhimento e melhorar a experiência dos participantes em situações delicadas.

 

Para a administração do TJMS, presidida pelo desembargador Sérgio Fernandes Martins, a atuação do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos é uma importante contribuição do Poder Judiciário para garantir que os direitos da população sul-mato-grossense sejam preservados durante os grandes eventos do Estado.

 

“O Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos estará presente para garantir a segurança e oferecer às pessoas a possibilidade de resolver conflitos e pequenos crimes”, ressalta. “Não queremos que aconteça nada, que não haja necessidade da participação dos juizados, mas, se eventualmente ocorrer, o Poder Judiciário estará bem ao alcance, à mão do cidadão que precisar de acolhimento e solução para o seu problema”, disse o presidente durante o lançamento oficial do Juizado Especial, em maio.

 

Saiba mais – O Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos possui uma Coordenadoria, a qual é integrada pelo presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais (CSJE), desembargador Alexandre Bastos, pelo juiz diretor dos juizados especiais, Djailson de Souza, e mais um juiz com jurisdição nos juizados especiais. Sua função é atuar em todas as modalidades esportivas, solucionando questões relativas ao esporte em geral, bem como em eventos de vasta proporção e grande público que ocorrerem em todo o MS.

Fonte: tjms.jus.br

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)