O quinto voo com brasileiros repatriados do Líbano pousou na manhã desta segunda-feira (14) na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP). Nesta viagem, estavam 220 passageiros, sendo 10 crianças de colo, e dois animais de estimação. Desde o início da missão, em 2 de outubro, a FAB (Força Aérea Brasileira) já trouxe 1.105 repatriados, além de 14 pets (10 gatos e 4 cachorros). Também foram transportadas 19,1 toneladas de bagagem e 43 toneladas de donativos, como insumos hospitalares, cestas de alimentos e outros itens.
Na chegada, a operação conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério da Saúde, da Polícia Federal e da Receita Federal. Na escala em Lisboa, a operação é apoiada pela Embaixada, pelo Consulado-Geral e pela Adidância de Defesa na capital portuguesa.
A comunidade de brasileiros no Líbano é de cerca de 21 mil pessoas. Segundo o Itamaraty, cerca de 3 mil pessoas querem voltar ao Brasil. O Ministério da Defesa informou que a expectativa é resgatar 500 pessoas por semana.
O governo afirmou que planeja resgatar todas as pessoas que demonstrarem interesse em retornar. A Embaixada do Brasil em Beirute reúne informações por meio de formulários online de quem deseja voltar.
O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, está em contato com brasileiros e seus familiares para prestar assistência consular e verificar a necessidade de promover novos voos de repatriação, dependendo das condições de segurança no terreno.
O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para aqueles que dispõem de recursos, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, e a companhia libanesa Middle East Airlines tem ampliado seu número de voos.
Os números de plantão consular do Itamaraty estão à disposição, em caso de necessidade, ambos com WhatsApp: +55 (61) 98260-0610 e +55 (61) 98313-0146.
Fonte: noticias.r7.com
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)