Na tarde desta terça-feira, dia 27 de fevereiro, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Sérgio Fernandes Martins, levou a segunda edição do Gabinete de Integração para a comarca de Nioaque. Dentre as ações práticas da administração do TJ, foi empossada a nova juíza titular, Fernanda Giacobo, e inaugurado o frontispício na fachada do prédio do fórum com o nome do juiz Danilo Burin, falecido em janeiro de 2012, e primeiro titular da comarca.
De acordo com o presidente do TJ, esse segundo Gabinete de Integração em Nioaque teve a marca de pensar no futuro sem esquecer aquilo que foi plantado no passado. "Pensando o futuro porque viemos dar posse à nova juíza titular, que tenho certeza ficará um bom tempo na comarca, vai se relacionar com a sociedade local e poder prestar uma melhor prestação jurisdicional. E nos lembrando e fazendo reverência ao passado na medida em que, não só reinstalamos a placa de inauguração do primeiro fórum da comarca, e homenageando o primeiro juiz titular de Nioaque, Danilo Burin, que passou agora a dar nome ao fórum. Ficou de cinco a seis anos na comarca então faz sentido essa homenagem, de modo que estamos fazendo esse casamento do que aconteceu e o que está acontecendo e acontecerá. Entregamos toda a pintura externa do fórum e melhorias no Tribunal do Júri, além de outros pequenos reparos no interior do fórum, como havíamos prometido no primeiro Gabinete de Integração, em 2023. Esse respeito, essa valorização, esse atendimento às demandas, nós pretendemos espalhar para todo o Estado", afirmou o Des. Sérgio Fernandes Martins.
Em seu discurso, a juíza Fernanda Giacobo externou a felicidade em ser empossada presencialmente pelo presidente do Tribunal de Justiça. “Hoje é um dia especial. Ter me tornado juíza titular de Nioaque e, ainda, ser empossada na minha primeira comarca pelo Presidente do Tribunal de Justiça, torna este um dos dias mais importantes da minha vida. Sou muito grata por fazer parte do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul e, ao Presidente, agradeço por liderar com sabedoria e discernimento, logrando êxito em atender tanto aos anseios dos magistrados, quanto aos dos servidores e, acima de tudo, da sociedade. Espero que continuemos a trilhar juntos o caminho da justiça, da solidariedade e do respeito mútuo. Agradeço a todos por fazerem parte desta jornada”, concluiu.
Ações – O Gabinete de Integração coloca em prática eixos de trabalho da administração do Poder Judiciário de MS, com a valorização dos magistrados e servidores e as políticas de valorização das pessoas, do ambiente de trabalho, dos equipamentos e do conhecimento, que no final se reverte em benefício do cidadão com um atendimento mais célere, trazendo plena satisfação a jurisdicionados e advogados. No ano de 2023 todas as 55 comarcas de MS receberam a administração do TJ para a entrega de melhorias e ações práticas para a efetividade da prestação jurisdicional. A comarca de Nioaque recebeu a primeira edição em 25 de julho de 2023.
Dentre as ações levadas a Nioaque, o Des. Sérgio Fernandes Martins, além de empossar a juíza Fernanda Giacobo como titular da comarca, nominou o prédio e inaugurou o frontispício com nome do Fórum de Nioaque: Fórum Juiz Danilo Burin. Falecido em 14 de janeiro de 2012, o magistrado nasceu em Sobradinho (RS) e ingressou na magistratura sul-mato-grossense em 1988. No ano seguinte, foi promovido para juiz de 1ª Entrância e assumiu as funções na comarca de Nioaque, onde ficou até 1995. Foi novamente promovido e passou a atuar como juiz de 2ª Entrância e assumiu a 2ª Vara Cível da comarca de Naviraí. Em 2002, foi promovido a juiz de Entrância Especial e se tornou titular da Vara da Infância e da Juventude de Campo Grande, onde se aposentou em julho de 2011. O ato de inauguração contou com a presença da viúva do magistrado, senhora Marcíria Silva Burin, e o filho Tomazo Silva Burin.
Neste segundo Gabinete de Integração em Nioaque, o presidente do Tribunal de Justiça também entregou 18 novos computadores desktop. No evento houve ainda a afixação da placa restaurada do Fórum antigo.
Além do presidente do TJ e da diretora do foro, participaram do evento o prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior, o juiz auxiliar da Presidência, Mário José Esbalqueiro Jr, e autoridades locais.
Saiba mais – De primeira entrância, a comarca de Nioaque foi instalada em 22 de maio de 1988, conforme Resolução nº 89, de 12 de maio de 1988.
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)