Parlamentar desempenhou papel de destaque durante as recentes discussões sobre o tema
Presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) e vice-presidente da Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e do Investimento (FrenCOMEX), o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) foi convidado pelo Comitê Brasileiro da Câmara de Comércio Internacional (ICC Brasil), para dialogar sobre a participação dele nas recentes discussões sobre o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O senador também é integrante da Comissão Temporária de Acompanhamento de Acordo de Associação Biregional Mercosul-União Europeia no Parlasul.
“O comércio internacional é uma das principais chaves para o desenvolvimento. Os dois blocos, juntos, podem formar uma das maiores áreas de livre comércio do planeta, somando uma população de cerca de 780 milhões de pessoas e aproximadamente 25% da economia mundial”.
O parlamentar defendeu aos empresários nesta manhã, em São Paulo, que o acordo vai promover uma saudável diversificação de seus parceiros comerciais, “com ampliação de mercados, incremento de investimentos, além de maior integração das cadeias produtivas. E não poderia deixar de mencionar o agro, potência da economia brasileira e do nosso Mato Grosso do Sul”.
Trad tem desempenhado papel de destaque em encontros e diálogos com parlamentares e representantes dos órgãos da União Europeia, para debater a situação atual do acordo e fortalecer os laços institucionais entre as regiões. “Em junho, estivemos em Bruxelas, na sede do Parlamento Europeu. Respondemos a questões de meio ambiente, propriedade intelectual e compras governamentais”, disse.
No encontro em Bruxelas, os parlamentares do Mercosul expressaram suas preocupações e dúvidas sobre alguns aspectos das negociações, incluindo a “side letter”, documento anexo apresentado pelo lado europeu referente às questões ambientais e ao capítulo sobre compras governamentais.
Aos empresários da ICC Brasil, o senador Nelsinho Trad explicou como o Parlasul tem desempenhado papel fundamental “esclarecendo dúvidas e preocupações e trabalhando em prol do avanço nas negociações do acordo em benefício de ambas as regiões”.
Participou da Mesa Redonda com o senador a diretora do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (CINDES), Sandra Rios. A co-líder da Comissão de Políticas de Comércio e Investimentos da ICC Brasil, diretora da Women Inside Trade (WIT) e consultora em comércio internacional, Marina Egydio, foi responsável pela moderação.
Próximos passos
Nesta manhã, o presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, senador Nelsinho Trad, também adiantou os próximos passos do Parlasul.
“Agora em setembro, a Mesa Diretora vai participar de uma reunião com o Grupo do Mercado Comum (GMC) do Mercosul, que está sob a presidência do Brasil, para acompanhar o progresso da fase atual de revisão do acordo”, disse.
Ainda segundo o parlamentar, estão previstos dois seminários internacionais em Montevideo, Uruguai, para novembro e dezembro. “Com participação de sindicatos patronais e de trabalhadores, além de federações e associações industriais, empresariais, comerciais e da agricultura. O objetivo é abordar questões técnicas relacionadas ao mercado de trabalho, regulação trabalhista e liberalização do comércio.”
Ainda em dezembro, a Comissão Temporária de Acompanhamento de Acordo de Associação Biregional Mercosul-União Europeia no Parlasul pretende se encontrar com todos os chanceleres do bloco.
Assessoria do senador Nelsinho Trad
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)