A campanha de vacinação contra Covid-19 e Influenza continua nesta terça-feira (14) em diversos pontos da Capital. O imunizante da gripe está disponível em todas as 72 unidades de saúde e o que protege contra a infecção provocada pelo novo coronavírus está em mais de 45 locais.
Desde o início da vacinação contra a gripe, menos de cem mil doses foram aplicadas, o que corresponde a 33,8% do público alvo no município. “É um número muito abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que preconiza que cada um dos públicos tenham uma cobertura de 90%”, relembra o secretário municipal de saúde, josé Mauro Filho.
Esta vacina, assim como a que protege contra a Covid-19, está disponível de 7h30 às 11h e das 13h às 16h45. Nas unidades onde há atendimento em horário estendido, os imunizantes também podem ser aplicados em horário de almoço.
A vacina contra a Covid-19 pode ser aplicada em toda a população com 5 anos ou mais que não tomaram a primeira dose até o momento. A segunda dose pode ser aplicada também neste público que já cumpriu o intervalo estipulado pelo fabricante da vacina.
É possível receber a terceira dose, toda a população que tenha 12 anos ou mais e tenha tomado duas doses há pelo menos quatro meses ou pessoas com imunocomprometimentos com intervalo de 28 dias da D2. Já em relação à quarta dose, ela está disponível para pessoas com 50 anos ou mais, trabalhadores da saúde e também para quem tem imunocomprometimento e mais de 18 anos, desde que obedeça ao intervalo de quatro meses.
Vacinação contra a Influenza
A vacinação contra a influenza foi prorrogada até o dia 24 de junho e pode ser aplicada em gestantes, puérperas até 45 dias pós parto, População indígena, pessoas com comorbidades e as que tenham deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
Outros grupos que comumente atingem a marca de 90% de cobertura, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, são os trabalhadores da saúde, onde 49,34% do grupo foi vacinado, idosos, com 44,51%, e crianças entre seis meses e menores de cinco anos, com 25,33% de cobertura.
Desde o início do ano, Campo Grande registrou 37 óbitos por H3N2, a maioria ocorridos no mês de janeiro, após um surto atípico do vírus no entre o final de 2021 e o início deste ano. A vacina disponível no SUS protege contra três dos principais vírus circulantes, o H1N1, H2N3 e Influenza B.
Fonte: PMCG
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)