Com mais de 2,7 mil atendimentos, Funsat Itinerante comemora encerramento das ações de 2021

Publicado em 21/12/2021 Editoria: Emprego

Com mais de 2,7 mil atendimentos, Funsat Itinerante comemora encerramento das ações de 2021

 

 

Mesmo em meio a pandemia, 2021 foi um ano de muito trabalho na Fundação Social do Trabalho (Funsat). Atuando diretamente na colocação ou recolocação de pessoas desempregadas no mercado de trabalho, a Prefeitura de Campo Grande, por meio do órgão, promoveu 19 edições da Funsat Itinerante levando serviços e oportunidades de emprego às sete regiões da Capital.

Entendendo a dificuldade de muitas pessoas em se locomover até a sede da fundação, a ação itinerante levou para os bairros de Campo Grande um mix de serviços que vão desde corte de cabelo, feitura de sobrancelhas, a orientações aos empregadores e empregados. Também disponibilizou qualificação profissional, intermediação de vagas de emprego, orientação, formalização e regularização de MEI (Microempreendedor Individual), carteira de trabalho digital, atendimento e inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. O candidato que for a procura de uma oportunidade de emprego precisa apresentar os documentos pessoais e carteira de trabalho.

O diretor presidente da Funsat, Luciano Martins, famou sobre chegar a 19° edição da ação, com mais de 2,7 mil atendimentos. “Uma quantidade expressiva de pessoas encaminhadas e colocadas no mercado de trabalho. Eu destaco a rede de atacado e varejo, o Grupo Pereira, que só nas ações da Funsat Itinerante contratou mais de 530 pessoas. E se levarmos em consideração as pessoas encaminhadas para o Grupo através de pré-seleção no prédio da Funsat, foram aproximadamente 900 pessoas que estão trabalhando com apoio da Prefeitura, por intermédio da Funsat. Consideramos muito positivo o fato da Funsat começar a percorrer os bairros. As sete regiões de Campo Grande foram atendidas, é o poder público indo ao encontro da população, o que é uma marca registrada da gestão do Prefeito Marquinhos Trad”, frisou.

Ainda de acordo com Luciano Martins, as somas de esforços, e as parcerias com outras secretarias, foram fundamentais para que as ações acontecessem. “Quero agradecer a todas as pastas que contribuíram com as ações da Funsat itinerante. Apesar das incertezas por conta da pandemia, os números nos fizeram acreditar que foi um ano exitoso, mas além dos números, nós alcançamos pessoas, chegamos nos lares e devolvemos dignidade, então a palavra de encerramento do Itinerante 2021 é gratidão”, disse Luciano Martins.

Um exemplo do sucesso das ações da Funsat Itinerante, é o carioca Pedro Henrique da Silva do Nascimento, de 31 anos. Pedro chegou em Campo Grande e já conseguiu emprego na ação que aconteceu no Bairro Oliveira.

“Sou carioca e já estava há quase dois anos sem um trabalho formal (com carteira assinada). Fui convidado para vim aqui para o Estado, e assim que cheguei fiquei sabendo da ação da Funsat Itinerante. Fui até o local que estava acontecendo no Bairro Oliveira, e consegui passar por uma entrevista ali mesmo e graças a Deus foi tudo muito rápido, organizado, e em 15 ou 20 minutos eu já estava assinando as documentações para contratação. Agora a expectativa é das melhores, a ação funciona de verdade, vou iniciar o ano trabalhando. Então eu posso dizer que esse emprego mudou minha vida. Cheguei do Rio de Janeiro em 15 dias e já consegui um emprego, tudo isso parece até um sonho”, comentou Pedro Henrique.

O coordenador Regional de Gente e Gestão do Grupo Pereira, Gilmar Garcia da Silva, falou sobre a importância da parceria para o resgate da dignidade das pessoas. “O propósito do Grupo Pereira é ser um bom lugar para passar a vida, porque a gente disponibiliza trabalho digno e isso faz com que as pessoas se sintam felizes e o ambiente em que vivemos precisa disso, porque o emprego proporciona não só o sustento, mas também a dignidade. Só em parceria com a prefeitura na Funsat Itinerante foram mais de 530 contratações, para nós é uma oportunidade de compartilhar essa riqueza nobre que é a geração de emprego”, finalizou Gilmar.

Lançamento da Ouvidoria Setorial na Funsat

Na última edição da ação Funsat Itinerante que aconteceu na sexta-feira (17), na Praça do Rádio Clube, no Centro de Campo Grande, a Controladoria Geral do Município fez o lançamento oficial da Ouvidoria Setorial da Funsat. Com o objetivo de servir como mediador na busca de soluções de conflitos, fomentando a participação da sociedade, garantindo o controle social, além do direito à cidadania e transparência dos serviços prestados.

“Outro ponto importante de destacar é que nas ações da Funsat Itinerante nós conseguimos inaugurar a Ouvidoria local na Funsat, é o poder público dando a população o controle social, seja por reclamações, sugestões ou elogio”, comentou o diretor presidente Luciano Martins.

De acordo com o Controlador-Geral do Município, Luiz Afonso Gonçalves, a ouvidoria é o canal de controle e participação social, o termômetro da Administração Pública. Por meio das sugestões da população, o gestor tem a oportunidade de analisar e avaliar quais ações são necessárias para corrigir problemas, além de avaliar a melhor área e momento para se investir o dinheiro público.

Já o Ouvidor Geral do Município, Marcos Haroitto, disse que a rede de ouvidoria da Prefeitura foi desenvolvida com o objetivo de aproximar o contato com população de Campo Grande. “A Rede de Ouvidorias da Prefeitura Municipal de Campo Grande foi desenvolvida com objetivo de ampliar o contato com a população de Campo Grande, assim, a criação da ouvidoria setorial da Funsat, além de estreitar os laços com a população campo-grandense, por meio das ações itinerantes que são realizadas constantemente pela Fundação, reafirma nosso compromisso de promover políticas públicas eficazes a toda a população”.

Fonte: PMCG

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)