Alunos da Reme participam de exposição fotográfica, em parceria com ONG

Publicado em 24/06/2021 Editoria: Infraestrutura

Alunos da Reme participam de exposição fotográfica, em parceria com ONG

 

Alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande participam da exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania”, realizada em parceria com a ONG Parceiros Voluntários. As fotos ficarão expostas de 25 de junho até 26 de julho, no Shopping Bosque dos Ipês, que fica na Avenida Cônsul Assaf Trad, n. 4.796.

As fotos foram produzidas pelos estudantes do ensino fundamental das escolas da Reme, em ações de impacto social positivo promovidas pela ONG, como parte do projeto “Tribos nas Trilhas da Cidadania”, que atua há mais de 18 anos. O projeto foi realizado durante o mês de maio, a partir de oficinas de liderança e fotografia para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Os 21 professores envolvidos participaram de uma capacitação que introduziu a metodologia do projeto e a mentoria. No total, 94 alunos de 23 escolas participam da ação.

Os jovens passaram por oficinas técnicas nas quais aprenderam as ferramentas utilizadas na produção imagética, o que é fotografia documental, além da apresentação de referências estéticas, de linguagem e de conteúdo e da prática fotográfica digital. A exposição apresenta cerca de 60 fotografias, provenientes de 39 ações.

A ideia do projeto é proporcionar a reflexão dos estudantes a respeito da responsabilidade social individual, estimulando atitudes empreendedoras e cidadãs. Para a exposição, houve oficinas técnicas com abordagem das ferramentas usadas na produção das imagens.

“Achei maravilhoso. Gostei de aprender coisas novas, conhecer pessoas novas e, principalmente, fazer uma boa ação para o mundo. Eu aprendi que, quando se faz uma coisa boa, nem sempre precisa de algo em troca, e eu fiz isso e achei o máximo, aprendi a trabalhar em equipe.”, disse a aluna Rhiana Wolf, da Escola Municipal Professora Oliva Enciso.

O projeto pode contribuir para a aprendizagem do aluno, oportunizando o protagonismo das mudanças efetivas, pois permite a discussão e reflexão das circunstâncias atuais e das inúmeras possibilidades de ação e de transformação social, conscientizando os alunos sobre a importância da educação e do alcance dela de forma prática.

“A participação dos nossos alunos no projeto nesse momento de pandemia, é de suma importância, porque nossos alunos puderam se fazer atentos ao que está acontecendo ao seu entorno, o que traz uma sensibilidade ao olhar desses jovens para a própria comunidade”, explicou o chefe da Divisão de Tecnologia Educacional/DITEC da Semed, Jakes Charles Figueiredo.

Fonte: PMCG

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)