Campo Grande irá iniciar a imunização de idosos com 90 anos ou mais nesta terça-feira (11). A estratégia de segmentar o público por faixa etária visa evitar conflito entre as doses do imunizante com a vacina contra Covid-19 e reduzir aglomerações nas unidades.
Seguindo o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, a vacinação dos idosos está incluída na segunda etapa da campanha, neste ano, visto que a prioridade é que este público busque primeiro pela dose da vacina contra Covid-19. A segmentação por faixa etária, diferentemente do que aconteceu em anos anteriores, prevê a conclusão o prazo de quinze dias após a aplicação da segunda dose da vacina contra o novo coronavírus.
Assim como na campanha que está em vigor desde janeiro, a separação por faixa etária é uma das medidas de segurança para reduzir a contaminação pela Covid-19. “Esse público já está imunizado, mas ainda pode transmitir o vírus, então a melhor estratégia a ser adotada é a segregação por idade, imunizando primeiro os mais idosos, já que também são os mais suscetíveis à agravamentos provocados pela Influenza”, explica a superintendente de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Veruska Lahdo.
Buscando evitar conflito entre as vacinas, as unidades também só irão aplicar a dose durante o período da manhã, uma vez que no período vespertino as salas ficam abertas exclusivamente para a aplicação do imunizante contra Covid-19. Até o momento estavam sendo imunizadas exclusivamente crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde, que totalizaram 46.046 doses aplicadas.
Onde vacinar?
7h30 às 17h
7h30 às 10h45
Bandeira
Imbirussu
Lagoa
Centro
Prosa
Anhanduizinho
Segredo
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)