Presídio da Gameleira, durante a saída de detentos no dia 24 de dezembro. (Foto: Kisie Ainoã)
Dos 469 detentos que deixaram a prisão durante o período da “saidinha” de final de ano, na Capital, onze não retornaram para as unidades prisionais onde cumprem suas penas em regime semiaberto e aberto. O número representa uma evasão de 2,3%.
O não retorno já foi comunicado pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) à Justiça para que os presos sejam considerados foragidos. Ainda conforme a secretaria, não houve evasão entre os detentos que cumprem penas em regime aberto, ou seja, que são aquelas que apenas passam a noite na prisão. Já na unidade prisional do semiaberto feminina, apenas uma detenta não voltou.
Saidinha – Os detentos de regime semiaberto que optaram pela saída de Natal, ficaram fora da prisão de 24 a 26 de dezembro. Já os que optaram pela “saidinha” de Ano Novo, tiveram liberdade do dia 31 de dezembro com retorno marcado para 2 de janeiro de 2021.
Só é autorizada a saída, caso o preso tenha comportamento adequado sem sanção disciplinar desde o dia 1º de julho desde ano.
Já para os internos do regime aberto, a saída é mais longa, começando no dia 24 de dezembro, com fim no dia 2 de janeiro. Os detentos são liberados pela Justiça com base na Lei de Execução Penal. Em Campo Grande a foi autorizada pela 2ª Vara de Execução Penal.
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)