Um gambá-de-orelha-preta, conhecido também como saruê, foi resgatado pela GCM (Guarda Civil Metropolitana) na rua Santa Maria, no bairro Coronel Antonino, em Campo Grande, no fim da tarde de ontem (17).
O animal foi encontrado por uma senhora, de 66 anos, na lixeira da casa onde mora. Ao ver o animal ela acionou a Guarda Municipal através do 153, informando se tratar de um quati ou rato grande.
Chegando ao local, a equipe de patrulha ambiental da GCM constatou que o animal era, na verdade, um gambá do tipo saruê. Assustado, ele foi resgatado com ferimentos no corpo.
A suspeita é que tenha se machucado em briga com animais domésticos ou acidente veicular. Após o resgate, o animal foi entregue ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).
O gambá-de-orelha-preta, saruê ou sarué é uma espécie de gambá que habita o Brasil, Argentina e Paraguai. Podendo atingir 60 a 90 centímetros de comprimento e pesar até 1,6 kg. Ele se alimenta praticamente de tudo o que encontra: insetos, larvas, frutas, pequenos roedores, ovos, cobras, escorpiões, etc.
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)