O prefeito Marquinhos Trad (PSD) vai implementar ações administrativas para o aperfeiçoamento da gestão pública municipal e o combate à fraude e à corrupção. As iniciativas para dar mais transparência e aprimorar o controle interno estão previstas no Plano de Governo com 55 metas para a próxima gestão.
“Vamos criar um sistema unificado de prestação de contas municipal, onde publicaremos painéis com informações atualizadas diariamente sobre arrecadação, licitações e despesas públicas no Portal da Transparência Municipal. Com o sistema, o cidadão pode acompanhar diariamente onde está investindo o dinheiro de seus impostos”, explicou Marquinhos.
Entre as medidas, a regulamentação do sistema de controle interno municipal, aprimorando o fornecimento de informações para a tomada de decisão. O objetivo é alcançar as metas estabelecidas e resguardar os interesses da organização. A regulação ajudará a definir responsabilidades, fornecendo análises, apreciações, recomendações, pareceres e, acima de tudo, informações relativas às atividades examinadas, propiciando um controle mais efetivo.
A Prefeitura vai implementar o Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR), programa de integridade em todas as unidades da administração municipal direta e indireta e atividades da auditoria-geral do Município, através do Programa de Gestão e Qualidade. Um Comitê Municipal de Gestão Pública, constituído pelos titulares dos órgãos e entidades do executivo, vai alinhar a gestão à política de governo municipal, visando aumento da eficiência do poder público.
Marquinhos desenvolveu diversas ações para transparência nos mais variados setores da administração pública. Com o fortalecimento da Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência (CGM), foi possível desenvolver, ampliar e fortalecer inúmeras iniciativas. O órgão tem como responsabilidade garantir a defesa do patrimônio público; promover a transparência e prevenir a corrupção; estimular o controle interno dos órgãos da administração; atuar na defesa do usuário do serviço público e estimular o controle social.
Atendendo as demandas da CGM e órgãos de controle, foi realizada a customização do Portal da Transparência da Prefeitura de Campo Grande, através da inclusão de novas funcionalidades, otimização do acesso às informações com novos recursos gráficos e inclusão de mais informações para acesso da população, facilitando também o download dos arquivos disponíveis.
As otimizações foram responsáveis pela manutenção da nota máxima da cidade de Campo Grande nas avaliações realizadas anualmente pelos órgãos de controle.
A gestão instituiu também o “Portal Mais Obras”, que agrupa as informações das obras em execução que vem sendo realizadas pela Prefeitura.
Para facilitar o acesso às informações, as placas de obras estão com a imagem de um QR Code, que aponta diretamente para o link do portal, dando ainda mais transparência às ações da administração.
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)