Usando a técnica do “fogo contra fogo”, bombeiros e brigadistas controlaram os principais focos de incêndio da Ilha Bandeirantes que fica no Parque Nacional da Ilha Grande, em Naviraí, uma das regiões de mais difícil acesso da região pantaneira. Neste tipo de combate os agentes criam uma pequena linha de chamas que vai de encontro ao incêndio florestal. Logo em seguida, o incêndio é apagado pelos brigadistas.
Pela manhã os militares e brigadistas da força-tarefa chegaram a acionar um helicóptero da Polícia Militar do Paraná, Falcão 03, para que jogasse água na linha de fogo que avançava próximo a uma rodovia, enquanto militares do Corpo de Bombeiro avançavam no terreno pra tentar realizar o combate direto.
Mas em seguida eles optaram por realizar a técnica do "fogo contra fogo" pra eliminar de vez o problema. A técnica utilizada pela força tarefa foi considerada um sucesso, tendo em vista que o incêndio principal que atingiu a Ilha foi extinto e boa parte da vegetação e ilhas vizinhas foram preservadas.
Contudo, os militares e brigadistas ainda permanecem está noite monitorando este foco e a expectativa é de que amanhã pela manhã os trabalhos se encerram. A região do Parque Nacional da Ilha Grande é de difícil acesso, vegetação alta e fechada, além de muito brejo, o que impossível o combate terrestre. O parque fica na divisa entre Mato Grosso do Sul e Paraná.
O trabalho de combate foi feito bombeiros militares de Mato Grosso do Sul, do Paraná e brigadistas do ICMBio.
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)