Ideia de Marquinhos de imprimir dinheiro foi criticada, mas agora é alternativa para conter crise

Publicado em 29/07/2020 Editoria: Economia

 

Ideia de Marquinhos de imprimir dinheiro foi criticada, mas agora é alternativa para conter crise

Autoridades dizem que não há risco de hiperinflação

 
Ideia de Marquinhos de imprimir dinheiro foi criticada, mas agora é alternativa para conter criseCrédito: Reprodução Facebook

A crise financeira causada pela pandemia da covid-19 levou o Banco Central, nesta quarta-feira (29), a criar a cédula de R$ 200. Na prática, isso significa a impressão de mais dinheiro para aquecer a economia. Essa ideia já havia sido sugerida pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), mas foi criticada à época. 

Na época que deu a sugestão, em vídeo em março deste ano, Trad foi criticado e até ridicularizado pela sugestão, sob a alegação que a impressão de mais moeda causaria uma hiperinflação. 

No entanto, ainda à época, economistas renomados como o ex-ministro da Fazenda de Temer, Henrique Meirelles também viram a medida com uma maneira viável de se contar uma crise que já se avizinhava. 

Meirelles explicou, ainda em março, que a retração da economia será tão brutal que não existe risco de inflação, caso a autoridade monetária optasse por emitir moeda. 

A sugestão de Trad, que virou até meme na internet, foi admitida como uma possibilidade de contornar a crise pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, no dia 30 de abril, um mês após a fala do prefeito. 

O Banco Central informou que a emissão da nova cédula, a de R$ 200, será estampada com a imagem de um animal bem conhecido dos sul-mato-grossenses: o lobo-guará. 

As novas cédulas devem começar a circular no final de agosto deste ano. 

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)