Seminário debate desafios e perspectivas para as Eleições 2026 no Bioparque Pantanal
Publicado em 27/11/2025
Editoria: Mato Grosso Do Sul
sem comentários
Comente!
Imprimir
Seminário debate desafios e perspectivas para as Eleições 2026 no Bioparque Pantanal
A preparação para as Eleições 2026 já começou, na manhã desta quarta-feira (26), no Bioparque Pantanal, com o Seminário “Eleições 2026 – Desafios e Perspectivas”. Autoridades, especialistas e representantes das instituições que integram o sistema de Justiça em Mato Grosso do Sul discutiram os desafios e as perspectivas.
O evento é uma realização do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MS), em parceria com a Procuradoria Geral do Estado e com a Escola de Magistratura de Mato Grosso do Sul (Esmagis)/ Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul).
Esse seminário contou também com o apoio da Escola Judicial do TJMS, da Escola Superior da Advocacia da OABMS, da Associação dos Procuradores do Estado, do Governo do Estado de MS, do Ministério Público do Estado de MS e da Escola Superior do Ministério Público de MS, para fortalecer o diálogo interinstitucional e promover a atualização dos profissionais que atuarão no processo eleitoral do próximo ano.
Atualização constante e união de esforços
O presidente da Amamsul, juiz Mário José Esbalqueiro Júnior, destacou que o ano pré-eleitoral exige preparo técnico e alinhamento entre as instituições. “A legislação eleitoral muda com frequência. Por isso, é fundamental que servidores e magistrados estejam atualizados. A eleição não se resume ao dia do voto; ela começa muito antes, com o respeito à democracia, à propaganda dentro dos limites legais e à vontade da maioria. A união entre TJMS, TRE, as Escolas Judiciais e a Amamsul é essencial para garantir qualidade e segurança ao processo”, afirmou.
O desembargador Marco André Nogueira Hanson, representando o presidente do Tribunal de Justiça de MS, Dorival Renato Pavan, destacou a importância desse seminário. "Para trazer riqueza de conhecimento a todos e que possamos ter um país melhor", disse.
A importância do voto e da participação cidadã
O desembargador Carlos Eduardo Contar ressaltou que o fortalecimento da democracia passa diretamente pela consciência do eleitor. “Ninguém chega a um cargo eletivo apenas pela própria vontade. É a população que decide. Se escolhe mal, terá maus representantes; se escolhe bem, terá bons gestores. Precisamos compreender a importância do voto e cobrar daqueles que elegemos. A Justiça Eleitoral trabalha, muitas vezes de forma invisível, para assegurar eleições seguras e instituições preparadas”, destacou.
Transparência e enfrentamento à desinformação
O diretor de Ensino da Esmagis, juiz Ricardo Suaid, reforçou a necessidade de capacitar servidores para lidarem com os desafios que se intensificam a cada pleito.
“Nosso papel é preparar o servidor para enfrentar um cenário cada vez mais complexo. A transparência na comunicação com o cidadão, o combate à corrupção eleitoral e a organização interna da Justiça Eleitoral são fundamentais para garantir uma eleição limpa e segura em 2026”, explicou.
Democracia, IA e novos riscos: o que esperar de 2026
A coordenadora pedagógica da Ejud, Kelly Gaspar Duarte, lembrou que o seminário antecipa discussões que impactarão diretamente o pleito. “Estamos reunindo especialistas locais e nacionais para pensar, desde já, questões como a conduta de agentes e candidatos, o avanço do crime organizado, o uso de inteligência artificial e os riscos à democracia. É um debate preventivo, que busca fortalecer o processo eleitoral e antecipar soluções”, apontou.
Palestras ministradas
Aspectos Controversos da Lei da Ficha Limpa com advogado Marlon Reis (Debatedor OAB-MS: Advogado Daniel Castro Gomes da Costa).
Democracia e as condutas dos agentes públicos nas eleições 2026 - Vicente Braga (Debatedora PGE: Procuradora Ana Carolina Ali Garcia)
Desafios da Democracia e as Eleições de 2026 com Juiz de Direito Olivar Augusto Roberti Coneglian (Debatedora TRE-MS: Juíza de Direito Kelly Gaspar Duarte).
Crime Organizado e Eleições 2026 com Promotor Moisés Casaroto (Debatedora TJMS: Desembargadora Elizabete Anache)
Fonte: Assessoria Senador Nelsinho Trad
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)