24 Horas No Ar
Cotação
WhatsApp RSS

Estudantes de escola estadual realizam visita técnica no TJMS

Publicado em 31/10/2025 Editoria: Mato Grosso Do Sul sem comentários Comente! Imprimir


Estudantes de escola estadual realizam visita técnica no TJMS

Imagem notícia Estudantes de escola estadual realizam visita técnica no TJMS

Nesta quinta-feira, dia 30 de outubro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul recebeu, para uma visita guiada, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino. A visita ocorreu como a segunda fase da ação “Meu Lugar: Identidade, Racismo e Justiça”, idealizada pela coordenadora de Gestão Estratégica do TJMS, Josiany Angelica Oliveira e apoiada pela Direção Geral, sob comando da diretora-geral Christiane Teresa Padoa Letterirllo. 

 

A atividade teve como objetivo possibilitar o conhecimento da estrutura e do funcionamento do Poder Judiciário, assim como o diálogo com servidores. Conduzida também pelo coordenador de Acervo Histórico e Museológico, Vitor Augusto de Oliveira Valentim, o momento teve início nos Plenários, onde os alunos conheceram o local em que ocorrem as sessões de julgamento de segundo grau e ouviram sobre casos de grande repercussão em que a participação do Judiciário teve grande importância.

 

Os estudantes também conheceram o Salão Pantanal, espaço destinado a reuniões e solenidades, bem como a biblioteca do Judiciário. Além de conhecer a estrutura, os participantes aprenderam sobre o andamento dos processos, compreenderam como podem usam o espaço do TJMS como cidadãos e o papel de instituições como o Conselho Nacional de Justiça.

 

Para a estudante Maria Clara Galvão, que deseja ser delegada, a visita foi uma grande oportunidade para se aproximar da área que deseja atuar e conhecer mais sobre como o Poder Judiciário funciona. “Ver de perto é outra coisa, é possível sentir a presença do Direito aqui. Observar as pessoas neste trabalho é gratificante”, contou a visitante.

 

Segundo Josiany Angelica Oliveira, a iniciativa, destinada aos alunos em fase pré-vestibular, busca promover o sentimento de pertencimento dos estudantes ao Sistema de Justiça, despertando, ao mesmo tempo, o interesse pelo Poder Judiciário. “Após a formação inicial realizada na Escola, com foco em justiça racial e cidadania, espera-se que esses jovens reconheçam seu potencial como futuros protagonistas de uma justiça mais inclusiva, participativa e comprometida com a equidade.”

 

Sobre o projeto - Com o propósito de sensibilizar jovens sobre os impactos do racismo estrutural e incentivar o protagonismo estudantil na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, a primeira fase do projeto “Meu Lugar: Identidade, Racismo e Justiça” ocorreu no dia 26 de junho.

 

Na ocasião, houve um Workshop com abordagem psicodramática elaborada e conduzida pela servidora Sabrina Silva Sabino, com participação da servidora Kelly Cristina Santana Queiroz Lopes e de mais três voluntários pesquisadores com experiência em psicodrama e em temáticas raciais. A prática integra as ações do Tribunal em consonância com a Portaria CNJ nº 100/2025, que trata da promoção da igualdade racial no Poder Judiciário, reafirmando o compromisso institucional com a valorização da diversidade e o fortalecimento da equidade.

Fonte: tjms.jus.br

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário