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Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul - Estudantes de Ribeirão dos Índios (SP) visitam ALEMS em atividade interdisci...

Publicado em 15/10/2025 Editoria: Mato Grosso Do Sul sem comentários Comente! Imprimir


Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul - Estudantes de Ribeirão dos Índios (SP) visitam ALEMS em atividade interdisci...

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu, nesta terça-feira (14), a visita de estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Carlos Bernardes Staut, localizada no município de Ribeirão dos Índios, no oeste do Estado de São Paulo.

Por proposição do deputado Roberto Hashioka (União), o grupo, formado por 35 alunos, além de professores e pais, conheceu as dependências do Poder Legislativo Estadual e aprendeu sobre o papel de um deputado estadual.

A visita foi conduzida pela diretoria de Cerimonial da Assembleia Legislativa, que apresentou aos participantes o saguão Nelly Martins, onde estão expostas relíquias e marcos históricos do Parlamento e a Galeria dos Presidentes No piso superior, os estudantes observaram peças antigas, como a primeira máquina de ponto da Casa, além de conhecer o acervo de fotografias dos parlamentares e suplentes de diversas legislaturas e a exposição dedicada aos povos indígenas.

O grupo também visitou o Plenário Deputado Júlio Maia, onde acompanhou explicações sobre o funcionamento de uma sessão ordinária e as etapas de tramitação de um projeto de lei, desde a sua proposição até a votação em plenário.

A atividade integra o Projeto Interdisciplinar “Experimentando o conhecimento - Staut em Campo”, desenvolvido há cerca de cinco anos pela Escola Estadual Carlos Bernardes Staut, de Ribeirão dos Índios, que busca aproximar o aprendizado teórico da vivência prática e despertar nos jovens um olhar mais crítico sobre política, sociedade e meio ambiente.

De acordo com o coordenador de Gestão Pedagógica da escola, Claudinei Manoel de Souza, a iniciativa propõe levar os alunos para diferentes localidades, com o objetivo de mostrar que o conhecimento adquirido em sala de aula pode ser aplicado em qualquer contexto. “Nós já fizemos passeios em São Paulo e Paraná. A ideia é fazer com que os alunos entendam que o conteúdo estudado pode ser visto e aplicado em várias situações do mundo real”, explicou o educador.

Claudinei destacou que a visita ao Parlamento sul-mato-grossense oferece aos estudantes uma oportunidade de compreender o funcionamento das políticas públicas e sua influência na vida cotidiana. “Buscamos sempre mostrar como as políticas públicas funcionam e de que forma impactam nossas vidas. Aqui, por exemplo, conseguimos discutir também as diferenças regionais e o olhar que Mato Grosso do Sul tem para questões ambientais”, afirmou.

Durante a visita, o estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Kayke Maciel, de 17 anos, ressaltou a importância de conhecer de perto o funcionamento do Parlamento sul-mato-grossense e de ampliar a compreensão sobre as políticas públicas de outros estados. “É extremamente importante entender como funciona a política de outro lugar. Às vezes, o modo como um Estado organiza suas políticas pode servir de exemplo para aplicarmos melhorias também no nosso”, afirmou o aluno.

Segundo o estudante, a viagem faz parte de um projeto cultural e interdisciplinar desenvolvido pela escola para integrar diferentes áreas do conhecimento. Para ele, a experiência tem proporcionado descobertas tanto sobre a realidade política quanto sobre a riqueza natural e cultural de Mato Grosso do Sul. “Aprendemos sobre várias espécies no maior aquário de água doce e é importante entendermos como funcionam as políticas públicas aqui e se o trabalho dos deputados estaduais é semelhante ao que acontece na Câmara dos Deputados, em Brasília. Acho que essa visita vai ajudar muito a gente a entender como as leis são formadas e aplicadas”, completou Kayke Maciel.

O projeto envolve diversas disciplinas, entre elas Biologia, Sociologia, História, Química, Artes e Geografia, e finaliza com uma visita educativa ao final do ano letivo. Para o coordenador de Gestão Pedagógica da escola, Claudinei Manoel de Souza, a passagem pela ALEMS contribui para que os jovens façam conexões entre o que aprendem em sala e a realidade dos diferentes lugares visitados. “Tenho certeza de que, ao sair daqui, eles poderão comparar o que viram em São Paulo e o que estão conhecendo agora, estabelecendo um paralelo muito rico com o conteúdo escolar”, concluiu Claudinei.

Fonte: al.ms.gov.br

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


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