Missão liderada pelo senador Nelsinho Trad antecipou projeto bipartidário no Senado dos EUA para anular tarifas de Trump ao Brasil
O trabalho articulado pela Comissão Temporária Externa do Senado, sob presidência do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), mostra novos reflexos nos Estados Unidos: senadores democratas e republicanos, entre eles Tim Kaine (D) e Jeanne Shaheen (D), que receberam a comitiva brasileira em Washington, apresentaram nesta quinta-feira, 18, um projeto de lei que prevê o cancelamento imediato das tarifas de 50% impostas pelo presidente Donald Trump aos produtos brasileiros. Kaine havia antecipado essa possibilidade em reunião com a delegação do Senado Federal, indicando o horizonte temporal de até o final de setembro.
A proposta foi assinada por Kaine, Shaheen, Chuck Schumer (D), Ron Wyden (D) e Rand Paul (R), com apoio de outros parlamentares. Schumer, líder democrata, acusou Trump de usar uma “falsa declaração de emergência” para retaliar o Brasil. Os senadores destacaram que os EUA importam mais de US$ 40 bilhões por ano do Brasil, sobretudo em matérias-primas, que o comércio bilateral mantém 130 mil empregos nos EUA e, além disso, gera superávit para os norte-americanos.
“O cerne da missão foi o diálogo direto com parlamentares norte-americanos. Levamos dados, estudos detalhados, informações precisas sobre os impactos que o tarifaço traria não apenas ao Brasil, mas também aos próprios Estados Unidos e, sobretudo, aos estados de cada parlamentar visitado, aos seus empregos, às suas indústrias. Mostramos que a pauta exportadora brasileira para os EUA é composta majoritariamente por insumos que alimentam a cadeia produtiva americana, gerando benefícios claros para ambos os lados. Essa abordagem foi bem recebida. Também foi valorizado o fato de sermos uma Comissão suprapartidária, com integrantes tanto do governo quanto da oposição. Ficou evidente que não temos, nessa questão, interesses partidários ou paroquiais, mas sim o compromisso com o bem do Brasil e, por que não dizer, também com o bem dos Estados Unidos, com quem compartilhamos mais de 200 anos de história”, explica o senador Nelsinho Trad.
Um dos pontos centrais da reação parlamentar norte-americana é o alerta de que uma guerra tarifária elevaria preços, prejudicaria as duas economias e aproximaria o Brasil da China, afastando-o dos Estados Unidos. O projeto ora apresentado provocará uma votação oficial no Senado norte-americano se manifeste, reforçando a importância do canal de diálogo aberto pela missão brasileira no final de julho último.
Além dos autores do projeto, outros parlamentares que estiveram com a comitiva e também se posicionam contra as tarifas são os senadores democratas Martin Heinrich, Ed Markey, Mark Kelly, Chris Coons, Michael Bennet, a deputada democrata Sydney Kamlager-Dove e o senador republicano Thom Tillis, todos engajados nos debates estratégicos e na defesa do comércio bilateral.
“Precisamos, mais do que nunca, manter e aprofundar os contatos interparlamentares, firmando pontes sólidas entre nossos legislativos. Fizemos convites individuais para cada parlamentar que visitamos, para que também venham ao Brasil e sejam recebidos em nosso Congresso, para darmos continuidade, assim, a nosso diálogo iniciado em Washington. O setor privado norte-americano igualmente demonstrou sensibilidade e interesse real em manter uma relação econômica estável, previsível e lucrativa com o Brasil”, disse o senador Nelsinho Trad.
No dia 24 de setembro, a Comissão Temporária liderada pelo parlamentar vai realizar audiência pública sobre a investigação da Seção 301, reforçando o papel estratégico do Legislativo no acompanhamento das relações comerciais bilaterais e buscando ampliar o diálogo com autoridades e especialistas.
Senador Nelsinho Trad celebra assinatura do acordo Mercosul–EFTA: “Vitória também da diplomacia parlamentar”
Fonte: nelsinhotrad.com.br
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)