24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Comissão presidida por Nelsinho Trad aprova plano do Senado contra tarifa de 50%

Publicado em 03/09/2025 Editoria: Mato Grosso Do Sul sem comentários Comente! Imprimir


Comissão presidida por Nelsinho Trad aprova plano do Senado contra tarifa de 50%

 

Comissão presidida por Nelsinho Trad aprova plano do Senado contra tarifa de 50%

A comissão temporária do Senado, presidida pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e relatada pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), aprovou nesta terça-feira (2) seu plano de trabalho para articular a resposta à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a aproximadamente 3,8 mil produtos brasileiros. O plano detalha a interlocução com setores produtivos, um mapeamento técnico dos impactos econômicos e um diálogo permanente com autoridades e empresários norte-americanos, segundo uma estratégia suprapartidária. “Desde sua aprovação pelo Plenário do Senado Federal, esta comissão temporária tem buscado cumprir com responsabilidade e espírito público sua missão de contribuir para soluções duradouras, equilibradas e pragmáticas no relacionamento econômico-comercial entre Brasil e Estados Unidos”, afirmou o senador Nelsinho Trad, destacando que “o que está ruim pode ficar muito pior. Precisamos antecipar riscos e manter canais abertos”.

O senador relembrou a missão oficial a Washington, quando a delegação levou “dados, estudos detalhados e informações precisas” sobre os impactos do tarifaço diretamente aos congressistas americanos, evidenciando que setores como aeroespacial, celulose, ferro-gusa e suco de laranja conseguiram exceções, mas que outros segmentos importantes, como café, carnes, frutas, pescados, madeiras, mel, seguem gravemente prejudicados. Ele propôs o envio de nova carta institucional a parlamentares americanos: “Consolida-se gradualmente um consenso bipartidário em favor de tarifas de até 500% a países que importam petróleo e derivados da Rússia. São sinais claros de que, mais do que nunca, precisamos aprofundar os contatos interparlamentares”.

A relatora Tereza Cristina apresentou um cronograma que inclui, em especial, uma audiência pública marcada para 24 de setembro sobre a investigação conduzida nos EUA à luz da Seção 301. “A audiência vai debater os desdobramentos desse processo e reunir autoridades brasileiras, lideranças do setor privado e especialistas para avaliar riscos, estratégias e ações complementares para salvaguardar comércio, sistema financeiro e empregos”, afirmou.

Antes da votação, o senador Nelsinho Trad se reuniu com o Comitê Internacional da Sociedade Rural Brasileira, recebendo preocupações do agro. Presente na reunião, o embaixador Rubens Barbosa destacou a ausência de um canal de comunicação direto com Washington. “O Congresso precisa insistir nesse contato. Estou muito pessimista, não temos ligação direta”.

Na mesma linha de articulação institucional, o senador Nelsinho Trad propôs a criação de uma frente parlamentar dedicada às terras raras, minerais estratégicos em um cenário de tensões globais. O parlamentar também esteve com representantes do Serviço Geológico do Brasil nesta manhã.

“Tem se falado muito das terras raras, mas se percebe um desconhecimento do que ocorre. É um tema de Estado”, pontuou Vladimir de Almeida. O especialista Noevaldo Teixeira enfatizou: “Sem mineração não há desenvolvimento. O Brasil tem chance de virar produtor confiável, mas o gargalo está no beneficiamento. Hoje, só a China faz isso com eficiência”.

Sob a presidência do senador Nelsinho Trad, comissão do Senado vota plano de ação contra tarifaço dos EUA

Fonte: nelsinhotrad.com.br

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário