24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Comissão Europeia destrava acordo Mercosul–UE e senador Nelsinho Trad intensifica ofensiva política

Publicado em 03/09/2025 Editoria: Mato Grosso Do Sul sem comentários Comente! Imprimir


Comissão Europeia destrava acordo Mercosul–UE e senador Nelsinho Trad intensifica ofensiva política

Comissão Europeia destrava acordo Mercosul–UE e senador Nelsinho Trad intensifica ofensiva política

Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado lidera articulação em Brasília e com europeus para acelerar aprovação do tratado

A decisão da Comissão Europeia de dividir o acordo Mercosul–União Europeia em duas etapas — uma comercial e outra política — reacendeu a expectativa de concluir o maior tratado já negociado pelo Brasil. No Congresso Nacional, a movimentação é liderada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) e vice-presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul).

No último mês, o parlamentar propôs audiência pública no Senado para debater as perspectivas de assinatura, ratificação e entrada em vigor do acordo. O encontro deve reunir as embaixadoras da Dinamarca, que detém a presidência do Conselho Europeu, e da União Europeia no Brasil, além do embaixador brasileiro junto à UE.

O momento, segundo o senador, é de impulso político junto à Europa somado à preparação do terreno institucional no Brasil, com esclarecimento de impactos e organização dos setores produtivos.

Interlocução internacional

Nos últimos meses, o senador Nelsinho Trad esteve em Portugal, Bélgica e Polônia em agendas oficiais para discutir o tratado.

Em junho, também integrou missão do Parlasul a Estrasburgo e participou de reuniões com eurodeputados e comissões estratégicas do Parlamento Europeu, como Comércio Internacional, Agricultura e Meio Ambiente. De volta ao Brasil, recebeu senadores franceses para discutir pontos de resistência ao tratado.

“Há sinais claros de mudança. Ouvi de um deles: ‘Antes era contra. Agora, reconheço que precisa passar’.”

No mês passado, o presidente da CRE recebeu a embaixadora da Dinamarca, Eva Pedersen. Ela garantiu ao parlamentar que a presidência dinamarquesa no Conselho da União Europeia trata a conclusão do acordo como prioridade.

Conjuntura favorável

O senador Nelsinho Trad avalia que a imposição de sobretarifas de 50% pelos Estados Unidos a produtos brasileiros aumentou a pressão para diversificação de mercados. “Não creio que teremos um momento mais oportuno do que este para finalizar o tratado”, disse ao defender que a aprovação abra novas oportunidades para exportadores e proteja empregos em setores estratégicos.

Atuação no Mercosul

A trajetória de Nelsinho Trad no Parlamento do Mercosul reforça seu papel no tema. Ele presidiu a delegação brasileira por cinco anos consecutivos e segue como vice-presidente da representação. Nesse período, participou de missões oficiais a Bruxelas, articulou encontros com parlamentares europeus no Brasil e levou ao bloco denúncias de boicotes à carne brasileira.

“Nosso trabalho no Mercosul vai além de negociações. Cada decisão tomada protege empregos, fortalece a economia e melhora a vida das pessoas no Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil”, afirmou ao encerrar sua gestão à frente da delegação.

Próximos passos

Na União Europeia, a expectativa é que a etapa comercial do acordo seja votada em breve, exigindo maioria qualificada no Conselho de pelo menos 15 dos 27 países representando 65% ou mais da população da UE, e de maioria simples no Parlamento Europeu.

Apenas após essa aprovação o processo será retomado internamente no Mercosul, com debates e votação nos parlamentos nacionais.

O que muda com o acordo Mercosul-UE

•   Redução de tarifas para produtos como carne, soja, milho, café e manufaturados brasileiros.
•   Acesso ampliado a mercados europeus e maiores investimentos internacionais no Brasil.
•   Mais empregos no campo e na indústria, impulsionados por exportações.
•   Segurança jurídica para exportadores e novos parâmetros para acordos futuros.

 

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário