24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Lidio Lopes preside cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Advocatício do Estado do Mato Grosso do Sul. "JORGE ANTÔNIO SIUFI", na Assembleia.

Publicado em 08/08/2025 Editoria: Mato Grosso Do Sul sem comentários Comente! Imprimir


Lidio Lopes preside cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Advocatício do Estado do Mato Grosso do Sul. "JORGE ANTÔNIO SIUFI", na Assembleia.

 
Deputado destacou importância da advocacia e homenageou 25 profissionais que se destacam no exercício da profissão em MS
 
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou na quinta-feira, 7 de agosto, a sessão solene para entrega da Medalha do Mérito Advocatício Jorge Antônio Siufi, sob a presidência do deputado estadual Lidio Lopes (sem partido). A cerimônia, alusiva ao Dia do Advogado celebrado em 11 de agosto, homenageou 25 profissionais que se destacam no exercício da advocacia no estado.
 
Durante o evento realizado no Plenário Deputado Júlio Maia, o deputado Lidio Lopes ressaltou a importância da advocacia para a sociedade e para o sistema de justiça. "É uma honra presidir mais uma sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício Jorge Antônio Siufi, principalmente em reconhecimento aos advogados que militam no dia a dia, que labutam nas causas jurídicas, que praticam o bom direito e defendem a justiça", declarou o parlamentar.
 
O deputado também enfatizou o papel fundamental dos advogados na formação do sistema jurídico brasileiro. "Sem o advogado não há prática do direito. Até mesmo um desembargador, para chegar ao Poder Judiciário, precisa formar-se em direito. Não tem como iniciar uma carreira se não passar pelos bancos universitários e pela advocacia", afirmou Lidio Lopes durante seu discurso.
 
Homenagem especial à família
 
Durante a cerimônia, o deputado destacou a presença de Carlos Adão Nogueira Lopes, presidente da 30ª Subseção da OAB em Iguatemi, que é seu parente. "O Carlinhos foi o primeiro advogado a se formar na família, que hoje tem cerca de 15 advogados. É uma honra poder homenageá-lo nesta casa", disse Lidio Lopes.
 
Em nome dos homenageados, Carlos Adão Nogueira Lopes destacou a importância do reconhecimento. "Estamos muito felizes e até emocionados com essa homenagem, pois é a valorização do advogado sul-mato-grossense. Ficamos felizes porque a Assembleia Legislativa vem homenageando e respeitando a advocacia com essa honraria", afirmou.
 
Defesa das prerrogativas profissionais
 
Durante seu pronunciamento, o deputado Lidio Lopes também abordou questões relacionadas às prerrogativas da advocacia, demonstrando preocupação com mudanças no cenário jurídico que possam afetar o exercício profissional. "Às vezes nos assustamos com as mudanças que acontecem, principalmente das prerrogativas que hoje estão sendo afastadas neste país. Sempre tivemos a nossa gloriosa OAB em defesa das prerrogativas do advogado", ressaltou o parlamentar, referindo-se aos desafios enfrentados pela categoria em diferentes instâncias do sistema judicial.
 
Mesa oficial e participação de autoridades
 
A cerimônia contou com a presença de importantes autoridades, incluindo a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, desembargador Carlos Eduardo Contar; e a vice-presidente da OAB-MS, Marta do Carmo Taques.
 
Legado de Jorge Antônio Siufi
 
A medalha homenageia Jorge Antônio Siufi, advogado nascido em Campo Grande em 1932, que se destacou como promotor de Justiça, presidente da OAB, procurador-geral do Estado e um dos compositores da letra do Hino de Mato Grosso do Sul. Siufi faleceu em 14 de março de 2011.
 
Seu neto, o advogado Vinicius Castro Siufi, um dos homenageados da noite, prestou tributo ao avô: "A Medalha do Mérito Advocatício que leva o seu nome é reflexo vivo de sua vida: uma advocacia comprometida com valores, com a defesa do cidadão e com o respeito às instituições".
 
Mensagem de inspiração
 
Ao encerrar a cerimônia, o deputado Lidio Lopes compartilhou uma reflexão bíblica do livro de Eclesiastes: "Tudo que vier às mãs para fazer, faça conforme as tuas forças. Nós não levamos nada dessa vida, mas deixamos um legado e construímos uma história. Doutores, escrevam a sua história e deixem o seu legado na advocacia de Mato Grosso do Sul", concluiu o parlamentar.

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário