24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Na 4ª Ação Agro Social, Lidio Lopes ressalta importância da agricultura familiar em Campo Grande

Publicado em 05/07/2025 Editoria: Mato Grosso Do Sul sem comentários Comente! Imprimir


Na 4ª Ação Agro Social, Lidio Lopes ressalta importância da agricultura familiar em Campo Grande

 
Deputado destaca apoio à agricultura familiar e valorização da mulher do campo
 
O deputado estadual Lidio Lopes participou neste sábado, 5 de julho de 2025, da 4ª edição da Ação Agro Social, realizada na Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, na região das Três Barras. O evento, promovido pela Prefeitura de Campo Grande das 8h às 13h, ofereceu diversos serviços gratuitos para as comunidades rurais da região, incluindo Três Barras, Comunidade Quilombola Buriti, Abelhinha, Bosque dos Lírios I e II e Chácara das Mansões.
 
Durante sua participação, Lidio Lopes elogiou a iniciativa da Prefeitura e destacou a importância de levar o atendimento público diretamente às comunidades rurais. O deputado ressaltou o trabalho desenvolvido pela Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, que considerou referência não apenas para Campo Grande, mas para todo o estado de Mato Grosso do Sul.
 
O parlamentar aproveitou a oportunidade para falar sobre suas principais bandeiras em defesa da agricultura familiar, especialmente a valorização da mulher do campo. Lidio Lopes é autor da Lei Estadual 6.315 de 2024, que estabelece diretrizes para valorização e fortalecimento da mulher no campo em Mato Grosso do Sul. A legislação visa promover a inclusão qualificada das mulheres trabalhadoras rurais, oferecendo capacitação, profissionalização e fortalecimento no trabalho rural.
 
"As mulheres rurais são responsáveis por mais da metade da produção de alimentos do mundo, mas são as que mais vivem situação de desigualdade social", destacou o deputado ao explicar a importância da lei, que foi sancionada pelo governador Eduardo Riedel em outubro de 2024.
 
Durante o evento, Lidio Lopes também abordou as perspectivas econômicas para o agronegócio sul-mato-grossense, mencionando o potencial da citricultura no estado. Ele destacou que há projeções de chegar a 30 mil hectares de plantio de laranjais em Mato Grosso do Sul, principalmente nas cidades próximas à Capital, como alternativa para produtores que estão migrando de São Paulo devido a problemas fitossanitários.
 
O deputado ressaltou ainda seu trabalho na ampliação do escopo das emendas parlamentares para incluir a agricultura familiar. Lidio Lopes articulou com o governo estadual para abrir outros nichos de destinação das emendas, que antes eram limitadas apenas às áreas de saúde, educação e assistência social.
 
A Ação Agro Social ofereceu diversos serviços à comunidade, incluindo emissão de RG, atendimento social com inscrição e atualização em programas governamentais, orientações previdenciárias, consultas médicas, exames preventivos, orientações sobre crédito rural e esclarecimentos sobre sanidade agropecuária. A iniciativa conta com a parceria de diversos órgãos municipais, estaduais, federais, Sistema S e voluntários da sociedade civil, e Lidio Lopes encerrou sua participação reforçando o compromisso de continuar apoiando os agricultores da região e destacando a importância da união de esforços para o desenvolvimento do campo em Mato Grosso do Sul.
 
Fonte: da redação

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário