BNDES e Agência de Cooperação Internacional do Japão assinaram empréstimo de 1,2 bilhão ao Brasil
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) recebeu o comunicado oficial de que empréstimo internacional, no valor de R$ 1,2 bilhão (30 bilhões de ienes), foi oficialmente assinado entre o BNDES e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Esses valores serão utilizados para investimentos em saúde pública e apoio a micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) no Brasil. “Essa é uma grande conquista para o nosso país”, disse o senador Nelsinho Trad.
A operação, com prazo de 15 anos e quatro anos de carência, foi viabilizada por articulação política no Congresso liderada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que será homenageado pelo governo japonês por sua contribuição ao fortalecimento das relações bilaterais, no próximo semestre. “Em reconhecimento ao seu papel na diplomacia parlamentar e na cooperação entre os dois países, o senador Nelsinho Trad será condecorado pelo governo do Japão com o Diploma de Honra ao Mérito do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, a maior homenagem dada a pessoas de outros países que ajudam a fortalecer a amizade com o Japão”, descreveu a Embaixada do Japão.
O acordo com a JICA foi aprovado pelo Senado após intensa mobilização do parlamentar, que atuou diretamente nos bastidores em diálogo com representantes da agência japonesa. O senador é descendente de libaneses por parte de pai, convive desde a infância com a comunidade japonesa em Mato Grosso do Sul, que abriga uma a terceira maior comunidade nikkei do Brasil. “Essa conquista mostra o valor de uma diplomacia construtiva e de laços históricos que unem Brasil e Japão. Como sul-mato-grossense e descendente da comunidade japonesa, tenho muito orgulho de fazer parte dessa articulação”, afirmou o senador.
O senador Nelsinho também esteve, recentemente, com a princesa Kako de Akishino, que visitou o Brasil como parte das celebrações dos 115 anos da imigração japonesa. Recebeu dela um presente, símbolo da amizade entre as nações.
A presidente da Associação Nipo-Brasileira de Campo Grande, Maria Leny Adania, comemorou o resultado. “Agradecemos imensamente o empenho do senador Nelsinho Trad. Sua atuação firme em Brasília foi decisiva para tornar realidade essa importante cooperação internacional, que tanto honra a nossa comunidade e gera benefícios concretos para o povo sul-mato-grossense.”
O representante sênior da JICA no Brasil, Issei Aoki, também reconheceu o papel do parlamentar. “Graças à dedicação e prontidão demonstradas, nosso projeto foi aprovado pelo Plenário do Senado. A JICA permanece à disposição para continuar colaborando com o Brasil.”
Cooperação pelo desenvolvimento
Criada em 1974, a Japan International Cooperation Agency (JICA) é responsável pelos financiamentos relacionados ao Official Development Assistance (ODA) do governo japonês, focados em questões urbanas como a melhoria da mobilidade urbana, do setor de água e saneamento e do meio ambiente, como o planejamento de cidades sustentáveis e de gestão de riscos de desastres ambientais.
Segundo o BNDES, no Brasil, a JICA atua nas questões urbanas, na prevenção de desastres naturais e na Cooperação Triangular em prol da assistência a países latino-americanos e, também, aos africanos de língua portuguesa.
Senador Nelsinho Trad foi o único parlamentar a discursar na vinda da princesa do Japão
Princesa Kako aplaudiu o senador
Senador Nelsinho Trad se curvou à princesa
Teiji Hayashi e senador Nelsinho Trad
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)