24 Horas No Ar
Cotação
RSS

TCE-MS conhece sistemas do STJ para modernizar e aprimorar decisões

Publicado em 28/04/2025 Editoria: Mato Grosso Do Sul sem comentários Comente! Imprimir


TCE-MS conhece sistemas do STJ para modernizar e aprimorar decisões

Durante o encontro, os representantes do TCE-MS puderam compreender os processos de criação de jurisprudência e o fluxo de rotina de trabalho no Tribunal Superior, com o intuito de implementar melhorias similares no âmbito da Corte de Contas

Em busca de inovação e aperfeiçoamento dos processos internos do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, o conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira, o diretor de Serviços Processuais, Eduardo Dionizio dos Santos e a chefe da Coordenadoria de Sistematização das Decisões, Dafne Reichel Cabral, realizaram uma visita institucional à Secretaria de Biblioteca e Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, na última sexta-feira (25).

Eles foram conhecer de perto a ferramenta de sistematização da jurisprudência do STJ, que vem sendo amplamente elogiada em congressos e reuniões especializadas na área. Durante o encontro, os representantes do TCE-MS puderam compreender os processos de criação de jurisprudência e o fluxo de rotina de trabalho no Tribunal Superior, com o intuito de implementar melhorias similares no âmbito da Corte de Contas.

Conforme Dafne Reichel, na oportunidade, eles também conheceram o novo motor de inteligência artificial generativa implantado no STJ. “A nova ferramenta é equipada com tecnologias que processam informações, identificam padrões e fornecem respostas para atender às necessidades dos magistrados e promete aumentar, significativamente, a eficiência na produção de decisões jurídicas, automatizando e qualificando a análise de informações”.

O conselheiro, o diretor e a chefe de coordenadoria foram recebidos pelos servidores Amilar Domingos, assessor da Assessoria de Inteligência Artificial (AIA); Érica Militão Olinda, titular da Coordenadoria de Estudos Jurisprudenciais (CEJU); e Liliane Mendes Azevedo Horta, chefe da Seção de Conformidade Jurisprudencial (SCONF).

Como destacou o conselheiro substituto, Célio Lima, “o encontro reforçou a importância da troca de experiências entre as instituições para o fortalecimento da gestão pública e o aprimoramento da prestação jurisdicional”.

Fonte: tce.ms.gov.br

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário