Representantes dos três Poderes estaduais se reuniram na tarde de quarta-feira, dia 9 de abril, para alinhar as ações que irão conduzir a nova etapa da campanha TodosPorElas, uma iniciativa interinstitucional pelo fim do feminicídio em Mato Grosso do Sul.
Durante o encontro, que aconteceu na Governadoria e teve a presença da desembargadora Jaceguara Dantas e da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, foram definidos os próximos passos da campanha, com ênfase na divulgação das ações concretas realizadas no âmbito de cada um dos Poderes e em parceria com diversas instituições públicas e privadas.
Um dos temas em pauta foi a organização da segunda edição da caminhada pelo fim do feminicídio, inicialmente programada para o dia 31 de maio, com o objetivo de mobilizar a população e aumentar a conscientização sobre a violência contra a mulher. Para a Desa. Jaceguara Dantas, “será mais uma oportunidade de chamar a atenção para a responsabilidade que temos, enquanto sociedade, no combate à violência de gênero contra a mulher. Vamos dar continuidade a essa caminhada que marcou o início da campanha, no ano passado, e trazer cada vez mais visibilidade a esse tema fundamental”.
“Estamos alinhando os próximos passos da campanha, com o compromisso de divulgarmos as ações concretas que estão sendo efetivadas por cada um dos Poderes e instituições parceiras que aderiram à campanha TodosPorElas”, acrescentou a magistrada, responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em MS.
O encontro também foi marcado pelo planejamento de uma ação social prevista para o mês de julho, no bairro das Moreninhas, em Campo Grande, com objetivo de aproximar serviços essenciais da população, promover o acesso aos direitos e propiciar o suporte necessário para assegurar segurança e dignidade a mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Teremos esta ação para reunir os parceiros, mobilizar a sociedade e divulgar ações e iniciativas em prol das mulheres, com um olhar sensível e humanizado no atendimento dos serviços oferecidos, colaborando para que mulheres saiam do ciclo de violência e não se tornem mais um número na estatística de feminicídio”, completou a desembargadora.
Participantes – Representantes da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV); da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC); da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC); e da Secretaria de Comunicação do Governo (SECOM) participaram da reunião, que teve ainda a presença de Katia Claro.
Saiba mais - A campanha TodosPorElas, lançada em agosto de 2024, é uma iniciativa interinstitucional que reúne esforços dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além da sociedade organizada, para o desenvolvimento de medidas eficazes de combate a todas as formas de violência de gênero, em especial, ao feminicídio.
Fonte: tjms.jus.br
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)