O senador Nelsinho Trad atendeu ao convite do secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, e participou da gravação de um podcast especial sobre o Programa Jovem Senador 2025, na manhã desta segunda-feira (31), no estúdio da Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.
Durante o programa, o parlamentar respondeu às principais dúvidas sobre o processo seletivo, como as etapas de inscrição, critérios de participação e o tema da redação deste ano: “Emergência Climática: Pense no futuro, aja no presente”.
A iniciativa tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil e aproximar os estudantes do Ensino Médio da realidade legislativa do país. Em 2025, cerca de 300 escolas da rede estadual devem participar do programa, alcançando aproximadamente 80 mil alunos.
O podcast — que será transmitido para todas as escolas da Rede Estadual de Ensino — contou ainda com a presença dos ex-Jovens Senadores que representaram o Estado nas três últimas edições do programa:
Miguel Morgiroth Partzlaff, de Campo Grande – Jovem Senador de 2024;
Maria Eduarda Pinheiro Bom, de Fátima do Sul – Jovem Senadora de 2023;
Maria Eduarda Jucá Ojeda, de Campo Grande – Jovem Senadora de 2022, da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, onde o senador Nelsinho Trad esteve pessoalmente para conhecê-la.
As inscrições para o Programa Jovem Senador seguem abertas até o dia 30 de abril e devem ser realizadas exclusivamente pelas escolas, por meio do site do Senado Federal. Os estudantes devem estar matriculados no Ensino Médio, ter no máximo 19 anos até o final de 2025 e contar com a orientação de um professor para a produção da redação.
A etapa nacional do programa será realizada de 18 a 22 de agosto, em Brasília, e os vencedores terão a oportunidade de vivenciar, durante uma semana, o funcionamento do Senado Federal, propondo projetos de lei e participando de comissões temáticas ao lado de jovens de todos os estados brasileiros.
COP15 em Campo Grande reforça trajetória ambiental de Nelsinho Trad e consolida protagonismo de MS na agenda internacional de conservação
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)