24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Cantata Natalina da ASL será realizada no dia 13

Publicado em 11/12/2024 Editoria: Mato Grosso Do Sul sem comentários Comente! Imprimir


Cantata Natalina da ASL

será realizada no dia 13

 
Já tradicional no calendário anual do eventos da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, será realizado, no dia 13, a Cantata Natalina de 2024, reunindo seis Corais de Campo Grande (sexta-feira, no auditório da instituição, às 19h). O evento, que encerra as atividades em 2024 da ASL, tem a coordenação do acadêmico Américo Calheiros e o público terá a oportunidade de assistir apresentações de tradicionais canções natalinas e outras que evidenciam o espírito do natal.
 
O Encontro tem entrada franca e é presencial, na sede da ASL à rua 14 de Julho, 4653, nos Altos do São Francisco. Pela ordem, se apresentarão os Corais Angelis, Educandário Getúlio Vargas, Senhora de Fátima, Arte Viva, Casa de Sheila e Fronteiras Abertas; a ASL celebra o fim de ano junto à comunidade estadual com uma noite de encantamento através da Cantata. No repertório a ser apresentado pelos corais estão músicas populares de natal como Noche de Paz, Ave Maria de Gounod, Adestis Fidelis, Jubilate Deo de Mozart, Domine Jesu e Hallelujah, entre outras. 
 
O presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Henrique de Medeiros, ressaltou que para a Academia é uma alegria esse momento de confraternização natalina com a presença dos Corais na ASL. Américo Calheiros, coordenador do evento, afirmou que “esta Cantata Natalina, ao enaltecer o natal, possibilita também aos coros participantes o intercâmbio artisticocultural, muito positivo para o crescimento de todos”.
 
CANTATAS NATALINAS
 
Data das mais especiais do ano, a realização de apresentação de canções natalinas destaca principalmente o nascimento do menino Jesus, com músicas que variam de acordo com os países. As Cantatas têm composições cantadas individualmente ou em grupo, com ou sem acompanhamento. Essas criações musicais são frutos de manifestações populares nascidas na Europa. Com estreita relação com a música clássica, receberam especial atenção de consagrados compositores como Bach e Handel, dentre outros.  O repertório bem variado inclui composições como Família Sagrada, Quando o Natal chegar, Anjos vieram anunciar, Domine Jesu, O Primeiro Natal e a mais conhecida de todas: Noite Feliz, poderá ser apreciado nesta 3ª Cantata Natalina da ASL. 
 
Programação da 3° Cantata de Natal
1- Grupo Angelis
2- Coral do Educandário Getúlio Vargas
3- Coral Senhora de Fátima
4- Coral Arte Viva
5- Coral Casa de Sheila
6- Coral Fronteiras Abertas
 
CORAL ANGELIS
 
Formado atualmente por 4 vozes: Angélica Jado, Eliseba Manhães, Talita  Mendes e Gabriel Guizado, tem o propósito de difundir a música sacra/religiosa e erudita, promovendo a democratização  da música clássica. O Grupo Angelis atua em Campo Grande e regiões próximas participando de Missas, Casamentos e eventos. Em dezembro de 2023 realizaram em Campo Grande, no auditório da ABO, o Concerto de Natal;  e em 2024, na Paróquia Santo Agostinho de Hipona, um concerto de Páscoa. 
Dentre o repertório, apresentam músicas que vão do renascimento ao contemporâneo. Eliseba, responsável pelo grupo, é formada em Música pela UFMS. 
 
CORAL GETÚLIO VARGAS
 
O Coral do Educandário Getúlio Vargas é constituído por 50 alunos, participantes das atividades da instituição que, desde a sua fundação em 1996, mantém sua rotatividade anual de alunos integrantes. Mantém por objetivo a socialização e demais ações evolucionais no  aprendizado da arte vocal “O Canto”. Desde o ano de 1997 tem como professor e regente o Maestro Orion Cruz. Ao longo de sua existência, o Coral EDGV tem se apresentado atendendo a convites de vários eventos, sempre conotando uma bela performance musical encantando o público presente.
 
CORAL SENHORA DE FÁTIMA
 
O Coral Senhora de Fátima, regido pela pianista e professora Simone Vieira Carvalho Gomes, iniciou suas atividades no ano de 1997, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Campo Grande, com o objetivo de servir nas atividades paroquiais. O Coral promoveu Encontros de Liturgia e Canto Pastoral, participou de festivais municipais e paroquiais, apresentações e celebrações diversas e também em celebrações eucarísticas, sendo o seu projeto mais ousado o oratório de Natal – Natividade. Um sonho que foi repetido por 5 vezes, inclusive em São Gabriel nas portas da Igreja Matriz no projeto Luzes do Cerrado.
 
CORAL ARTE VIVA
 
O movimento canto coral infanto-juvenil e adulto do Centro de Arte Viva foi introduzido desde a sua criação, em 1989, como uma atividade mantida gratuitamente, aberta aos frequentadores do Centro de Arte Viva e à comunidade em geral. Visando realizações culturais com peças selecionadas de compositores brasileiros, internacionais e locais de épocas variadas, está sob a regência da cantora e compositora Professora Luciana Fisher. O Centro de Arte Viva tem a direção da professora Clarice Maciel e coordenação da sua filha, Sofia Maciel. 
 
CORAL ESPÍRITA SCHEILLA
 
O Coral Espírita Scheilla foi fundado em 20 de agosto de 1986 por membros da Comunhão Espírita Casa de Scheilla, com a finalidade de divulgar a Doutrina Espírita e Evangelho de Jesus por meio do canto coral. Embora seja um coral espírita, acolhe integrantes de outras religiões que estejam buscando o mesmo ideal cristão. Com 38 anos de trabalho ininterrupto, o Coral conta atualmente com 16 integrantes e há 
21 anos está sob a regência do Maestro Fábio Bernobic.
 
CORAL FRONTEIRAS ABERTAS
O Coral Fronteiras Abertas foi criado em 2016 por iniciativa de Américo Calheiros, que convidou o renomado maestro Orion Cruz para regê-lo. O Fronteiras Abertas  é  coordenado por Américo  Calheiros e pela coralista  Kátia  Francisco, com o propósito de abrir fronteiras geográficas, humanas e culturais, cantando em diferentes idiomas e até dialetos. Sempre pronto a receber novos integrantes, o Coral apresenta-se em distintos espaços e diversos municípios, sendo seu repertório extremamente diversificado.
 
Assessoria da ASL – 09dez2024

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário