24 Horas No Ar
Cotação
RSS

ALEMS homenageia cardeal Ángel Fernández Artime, décimo sucessor de Dom Bosco

Publicado em 08/03/2024 Editoria: Mato Grosso Do Sul sem comentários Comente! Imprimir


ALEMS homenageia cardeal Ángel Fernández Artime, décimo sucessor de Dom Bosco

 

Gerson Claro conduziu a solenidade em homenagem ao cardeal

Em sessão solene realizada nesta manhã (7) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), foi concedido o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao cardeal Ángel Fernández Artime, décimo sucessor de Dom Bosco, fundador da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), responsável por catequizar e educar jovens de todo o Brasil há 130 anos. A honraria foi proposta pelo deputado e 1º secretário da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), em coautoria do deputado e presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP) e o deputado e 2º secretário da Assembleia Legislativa, Pedro Kemp (PT). O termo de concessão lido na cerimônia foi um reconhecimento desta Casa de Leis pela dedicação à Missão Salesiana, na educação de jovens.

Coautor da resolução que concedeu o título, o presidente Gerson Claro deu as boas-vindas ao homenageado. “Seja bem-vindo o novo filho de Mato Grosso do Sul, que possamos receber e cumprimentá-lo com louvor em nosso Estado, neste mês em que é comemorado o Dia Internacional das Mulheres.Orgulhoso de vivermos esse momento que torna o nosso dia mais leve e o dia-a-dia mais comprometido com a causa da população.A Casa de Leis jamais esquecerá esse momento”, declarou o presidente.  


Paulo Corrêa reconheceu o trabalho da Missão Salesiana

Na tribuna, o 1º secretário, Paulo Corrêa, ressaltou a importância do trabalho da Missão Salesiana no Estado e no Brasil. “Desejamos outorgar esse reconhecimento ao trabalho de todos os salesianos que se encontram aqui há exatos 130 anos, muito trabalho feito pela educação e bem-estar dos jovens. Somos gratos ao esforço da Missão Salesiana, e eu soube que, no dia 20 de abril, o cardeal Ángel Fernández Artime será ordenado arcebispo em Roma. Sou salesiano, meu irmão José Reinaldo também, fico muito feliz em fazer essa saudação, muito nos honra, muito obrigada e obrigada meu presidente por me fazer essa distinção", disse. 

O currículo do cardeal foi lido na tribuna por José Reinaldo Araújo Corrêa. “Nasceu no dia 21 de agosto na Espanha, foi ordenado em Leon, laureado em Filosofia Pública e Ciências Humanas, Teologia Pastoral, e diplomado em Pedagogia. Foi professor, delegado da pastoral juvenil, vigário provincial, diretor de colégio salesiano, foi grão chanceler de unidade salesiana, reitor-mor, gran chanceler, visitou 120 das 135 nações onde a Missão Salesiana de Mato Grosso está presente no mundo, já recebeu seis cidadanias honorárias, é cardeal da Santa Igreja e será no próximo dia 20 de abril ordenado arcebispo em Roma”, detalhou.

O vice-governador do Estado, Barbosinha (PP), saudou o homenageado. “O governador Eduardo Riedel traz uma saudação especial a todos os religiosos e religiosas nesse momento tão especial do menino que singrava mares, pescava peixes e cresceu e se transforma num grande pescador de almas, a representação do sentimento que fala com a voz do coração, ao sentimento das pessoas mais humildes. Que Vossa Eminência possa levar o sentimento das pessoas do Mato Grosso do Sul, o Estado das Águas, do Pantanal, do Agronegócio, mas de um povo extremamente acolhedor, sinta-se de fato um cidadão dessa terra”, reiterou.

 

Cardeal Ángel Artime agradece a honraria

O cardeal Ángel Fernández Artime agradeceu a honraria recebida. “Obrigada por essa oportunidade, aqui cheguei também com uma página preparada, mas deixo o protocolo e quero falar com o coração. Entendo o que significa e reconheço a generosidade de todos vocês, com esse grande título. Quem fala aqui é um filho de pescador, de família de pescadores, entendo o que é a simplicidade da vida, o trabalho, estar quatro ou cinco dias no mar, a sobriedade no viver, entendo a sensibilidade para aqueles que tem mesmo, como vocês que tem a responsabilidade de servir ao povo neste Estado muito bonito. Essa grande honra não é para mim, e sim, no carisma de Dom Bosco, que pensou nos que tinham mais necessidade, ajudar ao jovens do mundo que fazem até hoje, reconhecimento a todos os meus irmãos salesianos que tiveram uma vida abençoada nessa Terra. Onde Deus me levar será sempre oportunidade para pensar nos jovens, ser sensível na igreja e os que tem menos oportunidades. O meu serviço será sempre ajudar e servir", ressaltou. 

 

Autoridades da igreja católica compareceram nesta manhã

Entre as autoridades civis presentes, estavam o desembargador Sérgio Martins, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Pedro Kemp (PT), Marisa Serrano conselheira aposentada, a primeira-dama do Governo do Estado, Mônica Riedel, e Adriana Corrêa, esposa do deputado Paulo Corrêa. Entre as autoridades eclesiásticas estavam o arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, Dom Vitório Pavanello, Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, Frei Gianus Mari Danecchi e o Padre Ricardo Carlos, presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT).

Fonte: al.ms.gov.br

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário