24 Horas No Ar
Cotação
RSS

ALEMS realiza V Seminário Estadual da Água no próximo dia 18 de março

Publicado em 08/03/2024 Editoria: Mato Grosso Do Sul sem comentários Comente! Imprimir


ALEMS realiza V Seminário Estadual da Água no próximo dia 18 de março

 

 

 

 

Deputado Renato Câmara propôs o evento

Por proposição do deputado estadual Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), será realizado o V Seminário Estadual da Água.

O evento, no próximo dia 18 de março, no Plenário Deputado Júlio Maia, cumpre a Lei Estadual 4878/2016, que criou a Semana Estadual da Água e prevê a execução de ações de conscientização, educação e gerenciamento para o melhor aproveitamento dos recursos hídricos no âmbito estadual.

“Propusemos o seminário e, este ano, o tema será ‘Os desafios da gestão sustentável das bacias do Paraná e do Paraguai”, anunciou Renato Câmara. Para a realização do evento estão envolvidos na organização a ALEMS, o Rotary Club de Campo Grande, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e a Frente Parlamentar de Recursos Hídricos. “Também contamos com inúmeros apoiadores, dentre eles, o Governo do Estado através do Imasul e da Semadesc”, acrescentou o parlamentar.

O Seminário preparado de modo colaborativo abordará políticas públicas e diferentes aspectos relacionados com a gestão dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul, consoante com à Política Estadual de Recursos Hídricos e Política Nacional de Recursos Hídricos, que preveem a participação do poder público, da academia e da sociedade civil no cumprimento das normas regulatórias de aproveitamento da água.

“Será um evento de fundamental importância para ouvirmos especialistas, entendermos mais sobre o melhor caminho para o bom aproveitamento deste recurso natural imprescindível à vida e, sobretudo, para que possamos contribuir na construção de legislação que se fizer necessária para que a água não venha faltar agora e nem para as gerações futuras”, resumiu o presidente da Frente de Recursos Hídricos e presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALEMS, Renato Câmara.

A presidente do Rotary Club de Campo Grande, Ana Luzia de Almeida Batista Martins Abrão, destacou a sua satisfação em participar da organização do Seminário Estadual da Água: “Estou muito feliz com este V Seminário Estadual da Água, pois o Rotary Club de Campo Grande participa efetivamente de sua organização, desde a primeira edição.

O Seminário é um exemplo de parcerias, de voluntariado, revelando aderência à Sétima Área de Enfoque do Rotary International, que motiva ações em prol do Meio Ambiente. Para nós do Rotary de Campo Grande isso é muito significativo, pois,trabalhamos voluntariamente por um mundo melhor, para as presentes e futuras gerações”, afirmou a engenheira ambiental que, inclusive, será uma das palestrantes do evento e antecipou que este ano o Seminário irá resultar na confecção da Carta do V Seminário Estadual da Água.

Para se inscrever ao seminário, preencha o formulário clicando aqui

Veja a programação completa:

MATUTINO

7h30 - Credenciamento

8h00 - Abertura Oficial - composição da mesa de autoridades.

Mesa Redonda 1: O que estamos fazendo com as nossas águas? 8h30

Mediador: Synara A. Olendzki Broch - Doutora em Desenvolvimento Sustentável, professora da UFMS. Membro do Conselho Consultivo da ABRHidro.

1- Lançamento do Livro: “Gestão de águas subterrâneas: princípios, diretrizes e aplicações - um olhar sobre Mato Grosso do Sul”. Giancarlo Lastoria. Geólogo, doutor em Geociências e Meio Ambiente, pela UNESP Rio Claro. Sandra G. Gabas. Geóloga, doutora em Engenharia civil, pela Escola Politécnica da USP.

2- “Segurança hídrica na agropecuária”. Danilton Luiz Flumignan. Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste. Doutor em Irrigação e Drenagem pela ESALQ - USP.

3- “A universalização do acesso à água tratada nas zonas urbanas e rurais: desa&61441;os para um desenvolvimento sustentável." Karyston Adriel Machado. Eng. Sanitarista e Ambiental. Coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica da Secretaria de Estado de Saúde SES/MS.

4- “O panorama da qualidade da água dos rios Dourados e Aquidauna”. Profa Dra. Alexeia Barufatti, docente da UFGD; Prof. Dr. Bruno do Amaral Crispim Docente da UFGD; Prof. Dr. Fabio Kummrow, Docente da Unifesp campus Diadema.

Relatora: Gabriela Ferreira Barreto Lazari. Pós Graduanda em Gestão ESG: Ambiental, Social e Governança - PUC Minas. MBA em Gestão de Áreas Contaminadas, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Revitalização de Brown&61441;elds - Poli/USP

VESPERTINO

13h30 - Abertura dos trabalhos - Deputado Renato Câmara.

13h40 - Mesa Redonda 2: As contribuições dos Seminários Estaduais da Água para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul.

Coordenador: Arlindo Muniz. Advogado.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-MS.

1-      “Os Seminários Estaduais da Água: uma construção conjunta”. Ana Luzia de A. B. M. Abrão. Mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela UFMS. Presidente do Rotary Club de Campo Grande.

2-      “Lei do Pantanal. Pagamento por Serviços Ambientais - PSA/MS”. Arthur H. Leite Falcette. Secretário Executivo do Meio Ambiente - Semadesc.

3-      “Plano Estadual de manejo e conservação de solo e água” - PROSOLO. Ismael Meurer. Doutor em Agronomia – ESALQ. Coordenador - adjunto da Câmara Técnica dos Rios Cênicos - Semadesc.

4-      “Regularização dos usos de recursos hídricos no Estado de Mato Grosso do Sul”. Leonardo Sampaio Costa. Gerente de Recursos Hídricos do Imasul. Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - PROAGUA - UNESP Ilha Solteira.

Relatora: Juliana Casadei. Mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela UFMS. Doutoranda em Desenvolvimento Local, pela UCDB.

Mesa de debates - 16h00

Considerações Finais e diretrizes para a elaboração da Carta do V Seminário Estadual da Água, sob coordenação de Sueli Teixeira, Mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, pela UFMS. Associada efetiva do IHGMS.

16h30 - Encerramento.

Fonte: al.ms.gov.br

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário