24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Troca de experiências marca início de mais uma temporada de estágio no Governo de MS

Publicado em 07/03/2024 Editoria: Mato Grosso Do Sul sem comentários Comente! Imprimir


Troca de experiências marca início de mais uma temporada de estágio no Governo de MS

Os órgãos públicos estaduais estão movimentados esta semana com a chegada da nova turma do Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do Governo de Mato Grosso do Sul.

Na última sexta-feira (1º), 67 estagiários iniciaram as atividades na administração pública em 45 unidades gestoras do Estado. Estagiários e seus supervisores participaram juntos da oficina de ingresso ao programa, um dos requisitos para iniciar o processo de cumprimento do estágio.

A Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem) recebeu três estagiários, acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), para atuar nas áreas de gestão de projetos e inteligência de dados.

Eles chegaram com a expectativa de trocar experiências entre o aprendizado nas aulas e a prática no ambiente profissional.

Estagiário Dener Rodrigues Araújo e sua supervisora Ana Claudia Paiva, Gestora de Projetos na Segem

Estudante do curso de Ciência da Computação, Dener Rodrigues Araújo, 26 anos, está no 8º semestre e disse que a expectativa é acrescentar conhecimento pessoal e profissional, convivendo com pessoas qualificadas e experientes.

"Acho que trabalhar com pessoas de diferentes áreas e qualificações vai complementar com o que eu venho aprendendo na faculdade. E dá um estímulo a mais também, porque vou entender melhor como posso pôr em prática o que aprendo na sala de aula”, argumentou.

Dener vai trabalhar com Ana Claudia Paiva, que atua na área de gestão de projetos e melhorias de processos alinhados à tecnologia, na Segem.

“Na área da tecnologia, todos os dias surge uma coisa nova e o estagiário entendendo como funcionam os processos na gestão pública, pode nos atualizar com o seu conhecimento e contribuir para a otimização dos sistemas de trabalho”, explicou.  

Cláudio Ramos, Coordenador de Dados e Informação da Segem, supervisor da estagiária Helen Yukar Ohara

Na Superintendência de Inteligência de Dados foram incorporados dois estagiários para colaborar na Coordenação de Dados e Informações.

Helen Yukar Ohara, 20 anos, está no 3º semestre do curso de Engenharia da Computação e acredita que a experiência de estágio vai contribuir para que possa entender melhor o que aprende nas aulas.

“A prática nos dá uma visão mais clara do que é a profissão, a gente descobre o que pode ser feito e como podemos aplicar o que estudamos no ambiente profissional. Além disso, facilita o entendimento do que é ensinado nas aulas”, reforçou.

Estagiário da Coordenação de Dados e Informação da Segem, Gabriel Gordo Machado

Gabriel Gordo Machado, 19 anos, acadêmico do curso de Engenharia de Software, está no 5º semestre. Contou que espera poder desenvolver as suas habilidades e adquirir experiência para se validar como profissional.

“Quero aproveitar as oportunidades que o setor público oferece para poder ao mesmo tempo aprender e praticar o conhecimento na área. Isso nos ajuda no desenvolvimento como profissional e temos mais chances de sermos contratados quando terminar a faculdade”, destacou.

Para o Coordenador de Dados e Informação, Cláudio Ramos, a Helen e o Gabriel vão contribuir muito com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo setor.

“Quando a gente traz pessoas de fora, que estão no ambiente acadêmico, eles conseguem nos ajudar a enxergar de maneira diferente os nossos problemas, o que nos leva a tomar decisões mais assertivas. Por outro lado, acho legal poder contribuir na formação deles com a nossa experiência”, pontuou.

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades. Os estagiários recebem pelo programa uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

Sobre o Programa

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec. Participam do Programa acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD.

O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicada às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.

Renata Brum, Comunicação da Segem
Foto de capa: Bruno Rezende

Fonte: agenciadenoticias.ms.gov.br

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário