24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Comarca de Ribas do Rio Pardo sensibiliza sociedade sobre Projeto Padrinho

Publicado em 07/03/2024 Editoria: Mato Grosso Do Sul sem comentários Comente! Imprimir


Comarca de Ribas do Rio Pardo sensibiliza sociedade sobre Projeto Padrinho

A comarca de Ribas do Rio Pardo é a mais recente a abraçar o Projeto Padrinho. Em evento realizado na noite da última segunda-feira, dia 4 de março, o Fórum recebeu a equipe da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJMS que apresentou a cidadãos locais, servidores e autoridades de diversas instituições, o projeto que desde 2000 busca voluntários para se unirem nesta parceria solidária entre o Poder Judiciário e a sociedade civil.

 

O Projeto Padrinho é uma medida fundamental e necessária para garantir o direito à convivência familiar e comunitária da criança e do adolescente durante o período de tramitação do processo de destituição do poder familiar e do processo de adoção, até a sua reintegração familiar ou colocação em uma família substituta.

 

Lançado em 2013 na comarca de Ribas de Rio Pardo, o projeto ainda não estava em pleno funcionamento. Por esse motivo, a juíza Camila Neves Porciúncula solicitou à CIJ que fizesse sua reimplantação. “A Constituição prevê que é dever da família, do Estado e também da sociedade assegurar às crianças e aos adolescentes o exercício dos seus direitos fundamentais. A reativação do Projeto Padrinho aproxima quem quer ajudar e quem precisa de ajuda, tornando o tempo de acolhimento mais benéfico aos infantes”, explica a magistrada.

 

A equipe de técnicos que atende a comarca, a assistente social Adma Freitas da Silva e a psicóloga Inês Serenza, realizaram então a organização de um evento e a Coordenadoria enviou sua equipe técnica para ministrar palestra no intuito de sensibilizar a comunidade sobre a importância das crianças e adolescentes que estão em situação de acolhimento participarem da vida comunitária e receberem afetos e cuidados. Realizaram a formação os analistas judiciários Luan Marques dos Santos e André Antunes, além da psicóloga do CREAS Micheila Hopka.

 

Atualmente a comarca possui 13 crianças/adolescentes na casa de acolhimento Pequeno Príncipe, que podem ser apadrinhadas em uma das opções disponíveis pelo projeto: afetivo, material, cultural e prestador de serviços. Elas fizeram apresentações culturais como dança e recitação de poesias, provocando emoção em todos os presentes.

 

Ao final da programação, oito interessados já preencheram a ficha de inscrição para realizar o apadrinhamento das crianças e adolescentes de Ribas do Rio Pardo.

 

Também estiveram presentes no evento, além de pessoas da sociedade, o juiz da 1ª Vara da comarca de Ribas do Rio Pardo, Mateus da Silva Camelier, o defensor público da comarca, Nilson Geraldo; a secretária de Assistência Social e Habitação, Jaqueline Arimura; a vereadora Tânia Maria Ferreiras Dias; o Tenente-Coronel da Polícia Militar, Antônio José Pereira Neto; o Capitão do Corpo de Bombeiros, Hamad Ale Azzis Pereira, além de operadores do Direito, empresários e profissionais de Ribas do Rio Pardo.

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário