Para discutir as diretrizes da Política Estadual de Cultura, que envolve programas, projetos e ações que promovem o desenvolvimento cultural, Mato Grosso do Sul realiza a Conferência Estadual de Cultura entre os dias 20, 21 e 22 de novembro, em Campo Grande.
O encontro vai reunir gestores, trabalhadores, fazedores da cultura e toda a sociedade civil, no Teatro Glauce Rocha, na UFMS, sempre das 8h às 17h.
Na quarta edição, a Conferência Estadual de Cultura vai revisar os marcos legais da Cultura no Estado, especificamente a lei que institui o Sistema Estadual de Cultura, além de estabelecer políticas culturais para nortear a revisão do Plano Estadual de Cultura, e ainda produzir e encaminhar propostas e eleger delegados e representantes para a Conferência Nacional, prevista pelo Governo Federal para acontecer em março de 2024.
Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda, as conferências são momentos valiosos para o exercício do diálogo entre a sociedade civil e o poder público.
“Esta é a oportunidade de avaliarmos, juntos, as políticas culturais, apresentar propostas e refletir sobre novos caminhos que queremos para Mato Grosso do Sul. O Brasil vive um momento de retomada da cultura como um todo, não só pelas conferências, mas também porque vivenciamos o maior volume de recursos já investidos na área cultural”, ressalta o secretário.
Diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes explica que o encontro segue o tema da Conferência Nacional.
“Nosso objetivo principal é promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas de Mato Grosso do Sul”.
Para participar, basta se inscrever pelo link.
A discussão será dividida nos seguintes eixos:
Eixo 1 • Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (promover o debate sobre o Sistema Municipal de Cultura);
Eixo 2 • Democratização do acesso à cultura e Participação social;
Eixo 3 • Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4 • Diversidade cultural e transversalidade de Gênero, Raça e acessibilidade Política Cultural;
Eixo 5 • Economia criativa, trabalho, Renda e Sustentabilidade;
Eixo 6 • Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
20/11 - Segunda-feira
Local: Teatro Glauce Rocha
20/11 - Segunda-feira
Local: Teatro Glauce Rocha
21/11 - Terça-feira
Local: Teatro Glauce Rocha
Auditório Casa da Ciência - UFMS
Auditório Múltiplo Uso 1 - UFMS
Auditório Múltiplo Uso 2 - UFMS
21/11 - Terça-feira
Local Teatro Glauce Rocha
Auditório Casa da Ciência - UFMS
Auditório Múltiplo Uso 1 - UFMS
Auditório Múltiplo Uso 2 - UFMS
22/11 - Quarta-feira
Local: Teatro Glauce Rocha
Paula Maciulevicius, Setescc
Fonte: agenciadenoticias.ms.gov.br
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)