24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Senador Nelsinho Trad conquista aprovação de acordos internacionais relacionados ao Mercosul

Publicado em 14/09/2023 Editoria: Mato Grosso Do Sul sem comentários Comente! Imprimir


Senador Nelsinho Trad conquista aprovação de acordos internacionais relacionados ao Mercosul

Presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul defendeu propostas na Comissão de Relações Exteriores do Senado

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) apresentou, hoje, dois acordos no âmbito do Mercosul. Reconduzido, ontem, à presidência da Representação do Brasil no Parlamento do Mercosul (Parlasul), parlamentar já manifestou sua missão pelo Bloco do Mercosul. “Quis o destino que coubesse a mim apresentar esses relatórios, por militar muito nessa área (Mercosul) e ter um projeto de muita importância que cruza meu estado, a Rota Bioceânica”.
Um dos relatórios aprovados há pouco na Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal é o PDL 164/22, de relatoria do senador Cid Gomes (PDT/CE), que contém o Acordo sobre Facilitação do Comércio do Mercosul, assinado no Brasil em 2019. “O objetivo do acordo é agilizar e simplificar procedimentos nas operações de importação, exportação e trânsito de bens por meio de medidas para facilitar o movimento e a livre circulação transfronteiriça de bens”, explicou o senador Nelsinho Trad.

Já o outro, sob relatoria da senadora e correligionária Mara Gabrilli (PSD/SP), PDL 165/22, contém o acordo assinado pelos estados-partes do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) para proteger as indicações geográficas originárias. Os signatários se comprometem a respeitar mutuamente as indicações geográficas de cada país constantes em uma resolução aprovada pelo Grupo Mercado Comum (GMC), principal órgão executivo do Mercosul.

Segundo o senador Nelsinho Trad, relator ad hoc, Indicação Geográfica (ou IG) é um registro conferido a produtos ou serviços tradicionais que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação própria. “São como o queijo canastra e o presunto de Parma. Um dos pontos principais do acordo é a possibilidade de coexistência de duas ou mais IGs sobre um mesmo produto ou serviço. Também será possível a coexistência de IG semelhante a de outro país de fora do bloco”

As propostas seguem para análise do Plenário do Senado.

Missão do Parlasul

A vice-presidente da Delegação da Argentina no Parlamento do Mercosul, Cecília Britto, e o delegado do Brasil junto ao Mercosul e à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), Antonio José Ferreira Simões, também acompanharam a reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado. O senador Nelsinho Trad e o vice-presidente da Câmara dos Deputados na Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, Celso Russomanno (Republicanos/SP), apresentaram o Congresso Nacional brasileiro às autoridades.

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário