24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Senador Nelsinho Trad e Parlasul impulsionam relações entre Mercosul e União Europeia

Publicado em 15/06/2023 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Senador Nelsinho Trad e Parlasul impulsionam relações entre Mercosul e União Europeia

Missão parlamentar em Bruxelas busca fortalecer parcerias e esclarecer preocupações sobre acordo entre os blocos

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), chefe da representação brasileira no Parlamento do Mercosul, desempenhou papel de destaque durante as recentes discussões sobre o acordo entre o bloco e a União Europeia. O senador participou ativamente de encontros e diálogos com parlamentares e representantes dos órgãos da União Europeia em Bruxelas, sede do Parlamento Europeu, durante os dias 5 e 7 de junho.

“Nossa delegação, composta pela Mesa Diretora e pela Comissão Temporária de Acompanhamento do Acordo Mercosul-UE no Parlasul, reuniu-se com autoridades europeias para debater a situação atual do acordo e fortalecer os laços institucionais entre as regiões”, explicou o senador.

Entre as reuniões, houve encontros com o embaixador e representante permanente da Espanha junto à União Europeia, Marcos Alonso. A Espanha assumirá a presidência rotativa da UE por seis meses a partir de 1º de julho e sinaliza pressa para chegar a uma solução para o Acordo Mercosul-UE. A delegação também esteve com o eurodeputado e copresidente da Assembleia Euro-Latino-Americana, Javi Lopez. “Foram abordados temas como o impacto da Guerra Ucrânia-Rússia e as negociações do acordo, evidenciando a relevância e o interesse mútuo nas relações comerciais entre as regiões. Respondemos a questões de meio ambiente, propriedade intelectual e compras governamentais”, disse o senador Nelsinho Trad.

A delegação também teve a oportunidade de se reunir com a vice-presidente do Parlamento Europeu, deputada Dita Charanzová, em um encontro significativo para promover a aproximação institucional entre ambos os Parlamentos. Durante a reunião, foram debatidos diversos assuntos, com destaque para a próxima Cúpula UE-CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), que está prevista para ocorrer em julho.

No dia seguinte, a delegação concentrou-se na discussão e análise do Acordo de Associação birregional entre o Mercosul e a União Europeia com o diretor da Comissão Europeia, Rupert Schlegelmilch. Nesse encontro, os parlamentares do Mercosul expressaram suas preocupações e dúvidas sobre alguns aspectos das negociações, incluindo a side letter apresentada pelo lado europeu referente às questões ambientais e ao capítulo sobre compras governamentais.

Os integrantes do Parlasul estiveram ainda com o presidente do Comitê Econômico e Social Europeu, Oliver Röpke, e o presidente do Comitê de Acompanhamento para a América Latina, Carlos Silva, que compartilharam suas perspectivas, representando os interesses dos diversos grupos econômicos e sociais da Europa.

Outro encontro relevante foi com a chefe da Divisão Sul-Americana do Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE, o serviço diplomático da União Europeia), Veronique Lorenzo. Nessa reunião, discutiram-se os diferentes aspectos da política externa entre o Mercosul e a UE, destacando a importância do diálogo e da cooperação entre as duas regiões.

Para o senador Nelsinho Trad, “o diálogo franco e produtivo promovido por nossa missão demonstrou o empenho dos representantes do Mercosul em defender os interesses dos países membros”.

Novos desdobramentos

A visita da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta semana, à América Latina, também foi mencionada. O senador Nelsinho Trad acredita que “essa visita, com passagens pelo Brasil, Argentina, Chile e México, reforça o compromisso de Bruxelas e dos Estados-membros da UE com a região. A proximidade da cúpula entre a União Europeia e os países da América Latina e Caribe (CELAC), marcada para julho, também vai proporcionar discussões sobre temas de interesse comum como o acordo Mercosul-UE”.

O senador Nelsinho Trad avalia ainda que o Parlasul tem desempenhado papel fundamental na promoção do diálogo entre Mercosul e União Europeia, esclarecendo dúvidas e preocupações e trabalhando em prol do avanço nas negociações do acordo em benefício de ambas as regiões. “Reafirmamos o compromisso com a defesa dos interesses dos países membros do Mercosul e sua busca por estreitar os laços institucionais entre o bloco e a União Europeia”, concluiu o chefe da representação brasileira no Parlamento do Mercosul, senador Nelsinho Trad.

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário